Com frascos de doses em estoque, o Serviço Autônomo Municipal de Saúde de Ibitinga levantou que mais de 40% (17.187) da população dos grupos prioritários não tomaram a 3ª dose da vacina contra a covid-19. A porcentagem de evasão é maior com a 4ª dose: 60% (20.792).
“É sabido que as doses de reforço da vacina aumentam a taxa de proteção das pessoas, sobretudo contra os sintomas graves da covid-19. É importante saber que nosso município está preparado para aplicar as vacinas para todos os públicos atualmente contemplados pelo plano nacional de imunização”, comentou a gestora do SAMS, Queila Pavani.
Atualmente, a 3ª dose de imunização está disponível para maiores de 12 anos de idade. A 4ª dose, por sua vez, é destinada para pessoas maiores de 18 anos.
“Lembrando que, a pessoa que tomou a vacina da marca Janssen lá no começo, também precisa tomar mais uma dose de reforço – mesmo que já tomado outras duas doses posteriormente. Ou seja, o paciente primário da Janssen precisa ter, hoje, um total de quatro doses de vacinas para que o ciclo vacinal seja considerado completo”, explicou a coordenadora de imunização Amanda Lambert.
Em casos de dúvidas, procure a Sala de Vacinas munido de documentos pessoais.
1ª e 2ª doses
No último dia 17 de novembro, a vacina “Pfizer Baby” foi autorizada e aprovada pela ANVISA e Ministério da Saúde. Esta pode ser aplicada em bebês com comorbidades e que tenham idade entre _seis meses a dois anos de idade_.
“Trata-se de uma vacina especial, voltada para essa faixa etária e que também possuirá um ciclo de aplicações em três fases/doses. É necessária uma carta médica que apresente a comorbidade da criança”, explicou Amanda Lambert, coordenadora de imunização.
Na faixa etária dos três aos quatro anos de idade, a vacina está disponível até a 2ª dose.
RESUMO DAS DOSES
De 6 meses a 2 anos: Pfizer baby para crianças com comorbidades (Consulte a tabela aqui)
De 3 a 11 anos: 1ª e 2ª dose
De 12 a 18 anos: até a 3ª dose
Acima de 18 anos: até 4ª dose
**A 5ª dose está disponível para pessoas acima de 18 anos com alguma imunossupressão.
Os grupos e quantidades de doses disponíveis para cada faixa etária, segue as recomendações e manuais dos órgãos oficiais de saúde.
Fonte: Prefeitura de Ibitinga