A Santa Casa de Caridade e Maternidade de Ibitinga recebeu na ultima quarta-feira (23) a comissão avaliadora do Programa Pró Santa Casa da DRS III – Araraquara , e obteve sucesso, pontuando em 98%.
O Programa Pró Santa Casa foi instituído pela Secretaria de Estado da Saúde do Estado de São Paulo, com finalidade de melhorar, qualificar e ampliar os atendimentos médico-hospitalares.
O Programa tem como objetivos principais: – Avaliar a qualidade da assistência prestada, com definição de pré- requisitos e metas de qualidade, conforme critérios definidos pelo Programa; – Avaliar a organização da assistência hospitalar e o acesso da população aos recursos hospitalares de saúde, por meio da regulação das internações contratualizadas e de outros procedimentos referenciais realizados.
Este programa além de fortalecer a parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, a Divisão Regional de Saúde de Araraquara, nossa instituição também consolida a importância da Entidade para nossa microrregião.
As ações do Programa avaliam a qualidade e agilidade do tratamento de saúde e consequentemente a satisfação dos usuários no atendimento das demandas de tratamento de saúde.
Considerando que ao final do ano de 2016 a avaliação da Santa Casa de Ibitinga no Programa recebia apenas 53% e não atingia a pontuação necessária, em 05 anos de constante evolução, essa pontuação cresceu exponencialmente e hoje estamos pontuando em 98%.
Com foco na melhoria da qualidade e na busca por humanização e excelência, a diretoria do hospital, corpo clinico e lideres de setor, com apoio dos colaboradores de todas as áreas, intensificaram as melhorias e agora comemoram os resultados.
Ao anunciar a pontuação, a diretora executiva Vanessa Pultrini, agradeceu a Prefeita Cristina Arantes, médicos, colaboradores e parceiros. Destacou que, o esforço e parceria com a Municipalidade pela ascendente pontuação, aconteceram de forma conjunta à luta pela melhoria da saúde financeira da Santa Casa. A Prefeita Cristina Arantes também apontou que o programa aplica à gestão hospitalar fundamentos e critérios e, a meta agora é a continuidade na busca de melhorias.
“Estamos muito felizes pelo resultado, mas somos conscientes que este é um processo que não pode mais parar. Um hospital como o nosso não pode ficar satisfeito, tem que continuar trabalhando e se superando”, disse a diretora Vanessa Pultrini.
Importante ressaltar que esta pontuação oferece aos usuários, médicos e parceiros, a segurança de que a instituição cumpre inúmeros requisitos e tem compromisso com a qualidade dos serviços que presta, sendo resultado de uma avaliação externa, muito criteriosa.
Fonte: Assessoria de Imprensa