O Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga, por intermédio de seu presidente, Sérgio Quinelato, juntamente com sua diretoria executiva, divulga a campanha “Olhos Abertos”, que visa conscientizar a sociedade sobre os ricos do uso de produtos veterinários falsificados.
A campanha é promovida pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), que se empenha em garantir que tutores e produtores tenham total confiança nos medicamentos oferecidos aos animais.
A Associação Brasileira de Combate à Falsificação divulgou, em 2021, que os produtos falsificados movimentaram aproximadamente R$290 bilhões em todo o país.
Na maioria dos casos que envolvem medicamentos de animais, as mercadorias ilegais são produzidas com matérias-primas de baixa qualidade e sequer apresentam o selo de aprovação do Ministério de Agricultura Pecuária (Mapa).
E é pela falta de análises de órgãos responsáveis que os produtores ou tutores podem colocar a saúde e o bem-estar dos animais em risco, uma vez que os produtos falsificados não apresentam segurança e eficácia comprovadas.
Além disso, o uso dos medicamentos falsificados pode contribuir diretamente para a perda da produtividade, uma vez que impactando na qualidade do produto final.
Tendo em vista o combate aos produtos falsos, o Sindan disponibilizou um canal online para que os consumidores possam entrar em contato, de forma anônima, para realizar denúncias. Os interessados devem acessar o site www.sindan.org.br, procurar por “Olhos Abertos” e preencher o formulário com a cidade, o produto comprado e a suspeita.