O tumor de laringe que acometeu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é ocasionado principalmente pelo consumo de cigarro e bebidas alcoólicas. A observação é feita pelo otorrinolaringologista Afonso do Carmo Javaroni, do Hospital Amaral Carvalho (HAC).
O médico conta que atua na área oncológica há quase 30 anos e, nesse período, raramente observou casos de tumores em que não havia a presença de fumo ou álcool. O câncer no ex-presidente foi diagnosticado no fim de outubro, possui cerca de 3 centímetros e está localizado na laringe, acima da supraglote.
De acordo com Javaroni, os tumores de cabeça e pescoço representam de 6% a 8% do total de cânceres. Desse montante, 25% estão na laringe, sendo 2/3 nas pregas vocais e 1/3 na supraglote.
O médico explica que a laringe é um órgão fibromuscular localizado no pescoço. Faz a conexão entre a cavidade e o pulmão. Possui funções respiratória, fonatória e de deglutição – neste caso, não deixa a comida ir para o pulmão.
Segundo o otorrinolaringologista, os tumores podem afetar os três andares da laringe: glote, onde estão as pregas vocais; subglote e supraglote. Os cânceres na glote são os mais rápidos de ser diagnosticados porque a pessoa apresenta rouquidão.
No caso de doenças que acometem a subglote, os sintomas são descobertos mais tardiamente. O principal deles é a falta de ar. Em relação à supraglote, ocorrem alterações digestivas e fonatórias. Geralmente a pessoa sente dor para engolir, engasga e tem dor de ouvido.
(AZ)
Fonte: Comércio do Jahu