O Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga, por intermédio de seu Presidente, Sérgio Quinelato, juntamente com sua Diretoria Executiva, reforça que os produtores rurais devem vacinar bovinos e bubalinos contra a febre aftosa até o dia 31 de maio.
A medida é obrigatória e necessária para manter a saúde do animal e garantir qualidade de vida a 73 milhões de animais em todas as idades. O estado de São Paulo, por exemplo, não registra casos da doença desde 1996, segundo informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A primeira etapa de vacinação ocorrerá em 14 estados brasileiros (Alagoas, parte do Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e São Paulo), conforme o calendário nacional de vacinação.
As vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda. Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 mL na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina.
Além de vacinar o rebanho, o produtor também deve declarar a vacinação no GEDAVE. Em caso de dúvidas, a orientação é para que os associados procurem o Sindicato Rural de Ibitinga e Tabatinga:
-Em Ibitinga, o sindicato está localizado na Rua Antônio G. B. de Paula, nº 149 – Centro. O telefone é (16) 3342--2435.
-Em Tabatinga, o sindicato está localizado na Rua Alfredo Benelli, nº 644 – Centro. O telefone é (16) 3385-2146.
-Associados que moram em Iacanga podem entrar em contato pelo número (14) 9965-63125.