O Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga, por intermédio de seu Presidente, Sérgio Quinelato, juntamente com sua Diretoria Executiva, divulga o acompanhamento mensal de preços pagos por insumos agropecuários no estado de São Paulo.
Essenciais na hora de decidir o que plantar e o quanto investir na agropecuária, os preços dos insumos agropecuários são determinantes para a gestão dos produtores rurais e foram divulgados pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo.
A rentabilidade depende de uma análise cautelosa e minuciosa de todos os custos, pois esse conjunto de dados irá impactar no preço final ao consumidor; e os preços de insumos têm importante “peso” no cálculo geral.
O acompanhamento mensal sobre os preço pago por insumos agropecurários também apontou outros números que se destacam: os de fertilizantes, que durante um longo período sofreu forte alta devido ao fornecimento irregular causado pela guerra Rússia/Ucrânia. Nesse grupo, a variação mensal de Ureia agrícola tem apresentado queda nos preços na variação mensal, trimestral, semestral, e no geral dos últimos 12 meses – nesse período a queda foi de 27,87% no preço pago por 50 quilos do produto.
A edição de abril do boletim de insumos agropecuários da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) está disponível para consulta e avalia ainda os dados de óleos e outros combustíveis, sementes e mudas, máquinas agrícolas e muitos outros itens.