A gripe aviária é uma doença de alto risco causada por vírus que acomete aves domésticas e silvestres. A enfermidade se tornou um grande desafio na avicultura mundial.
Os sinais clínicos da doença nas aves são tosse, espirros, muco nasal, muco excessivo ou hemorragia na traqueia e queda de postura. Além disso pode haver inchaços, hemorragias, falta de coordenação motora, podendo levar a expressivas perdas de aves do plantel.
O Brasil, diferentemente de outros países como China e Chile, que já tiveram ocorrência da doença, segue sem casos até a data da publicação desta matéria, de acordo com o Ministério da Agricultura.
No entanto, medidas preventivas são sempre importantes e devem ser seguidas. Ações como realizar a troca de roupas e calçados para ingressar na unidade produtiva e não permitir a entrada de pessoas alheias ao processo produtivo nas granjas.
Caso venha a ter alguma suspeita de enfermidade, a recomendação é que procure o mais rápido possível um médico veterinário, principalmente na questão da gripe aviária.