Organizada pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar Relacionados à Assistência a Saúde (SCIRAS) da instituição, a ação do ‘Dia Mundial de Higienização das Mãos’, celebrada no dia 05 de maio, teve como objetivo principal conscientizar profissionais da instituição sobre a importância da higiene correta das mãos.
“Nesta data, que foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pessoas do mundo todo se mobilizam para reforçar este hábito simples, mas importante para a prevenção de infecções”, afirma a infectologista da Santa Casa, Dra. Ana Beatriz Falcão Cavalcante. A médica ressalta que a medida de higiene é, comprovadamente, a maneira mais eficaz e acessível para reduzir a transmissão de agentes infecciosos como vírus, bactérias e fungos.
Atividades lúdicas e educativas reforçaram a importância de higienizar as mãos no ambiente hospitalar. A Enfermeira e coordenadora da SCIRAS, Thalita Gomes, junto a equipe da comissão da instituição e a Dra. Ana Beatriz, desenvolveram algumas ações voltadas aos colaboradores da assistência.
“A higienização das mãos depende diretamente das pessoas que circulam no ambiente hospitalar, sejam os colaboradores ou acompanhantes. Por isso, a adesão a essa prática é necessária para reduzir as infecções relacionadas à assistência à saúde. Com essa iniciativa, nós queremos que entendam como todos são essenciais para a melhora do cuidado com o paciente”, detalha a Enfermeira Thalita Gomes.