A 43ª edição do Corpus Christi, acontecerá no próximo dia 8 de junho. No ano passado, foi a primeira vez, após a pandemia de coronavírus, que o evento contou com a procissão de fiéis, depois de dois anos com o evento sendo realizado através da internet. Ao todo foram dez quarteirões enfeitados com bordados, edredons, tapetes, travesseiros e artigos têxteis em geral. Na ocasião do ano passado, o bispo auxiliar da Diocese de São Carlos, Dom Eduardo Malaspina, presidiu a solenidade.
A organização para a próxima edição do Corpus Christi em Ibitinga, já vem sendo trabalhada há meses, por membros da Paróquia do Senhor Bom Jesus, empresários, comerciantes e pela prefeitura de Ibitinga.
A celebração do Corpus Christi em Ibitinga, além da forte tradição religiosa agregada com a decoração de bordados, os fiéis contarão ainda com a visita da Cripta, com os restos mortais do menino Nelsinho. O ibitinguense Nelsinho Santana, que a ele foram atribuídos milagres, está em processo de beatificação no Vaticano. Um quarteirão foi decorado com tema voltado para a beatificação de Nelsinho Santana.
Outra atração é cerca de 500 barracas, aproximadamente, que comercializaram alimentos, ou roupas, marcaram a presença no retorno das atividades presenciais no evento.
Coronavírus
Em 2020, quando a cerimônia de Corpus Christi e a procissão com as ruas bordadas completou 40 anos em Ibitinga, no primeiro ano da pandemia, somente 30% da capacidade da Igreja Matriz pôde abrigar os fiéis. Uma carreata de carros substituiu a tradicional procissão, logo após a missa. A comunhão foi distribuída em sistema de drive-thru, para fiéis que seguiam de carro, atrás do carro do padre. O mesmo aconteceu em 2021.
Manifestação de fé
O Corpus Christi é uma tradição da Igreja Católica desde 1264. Este é o único dia em que a eucaristia, que representa o corpo e sangue de Jesus Cristo, deixa o ambiente das igrejas e percorre as ruas das cidades entre os fiéis.