O Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga, por intermédio de seu Presidente, Sérgio Quinelato, juntamente com sua Diretoria Executiva, divulga o 8º Levantamento de Safra de Grãos para 2022/23, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no dia 11 de maio.
De acordo com o levantamento, estima-se que a produção de grãos no Brasil chegue a 313,9 milhões de toneladas, 15,2% a mais que o registro da safra anterior. São cerca de 41,4 milhões de toneladas a mais.
Caso o número seja alcançado, o Brasil baterá um novo recorde. A Conab projetou, ainda, que o desempenho médio também deverá ser recordista, chegando a 4.048 quilos por hectare.
A explicação pode estar atrelado ao fato de que os efeitos do La Niña se concentraram mais no Rio Grande do Sul nesta safra, enquanto na anterior também atingiram fortemente os estados do Paraná, Santa Catarina e parte do Mato Grosso do Sul.
Um dos destaques, segundo a Conab, é a produção do milho, que deve atingir 125,5 milhões de toneladas, 12,4 milhões a mais que 2021/22. A primeira colheita finalizada do grão nesta safra foi próxima a 27 milhões de toneladas, o que já representa uma alta de 8,1% se comparada à anterior.
Outro destaque é a soja, que deve chegar a 154,8 milhões de toneladas, número 23,3% maior que a safra anterior. Esse acréscimo está atrelado diretamente ao aumento de produtividade e de área plantada.