Ibitinga, Sábado, 23 de Novembro de 2024
Festa de São Benedito reuniu 3 mil visitantes, em 3 dias
Em 112 anos de tradição, festa de celebração ao dia 13 de maio tinha acontecido pela última vez em 2019, devida a pandemia
Festa de São Benedito reuniu 3 mil visitantes, em 3 dias

  A 109ª edição da Festa de São Benedito, que aconteceu entre os dias 11 e 13 deste mês, reuniu cerca de três mil pessoas, segundo a organização do evento, que aconteceu na praça que leva o nome da festa, às margens da avenida D. Pedro II. Houve também missa, no dia 11, e uma degustação do ‘café de São Benedito’. Além da missa, houve ainda barracas de comidas típicas, apresentações musicais, e ainda, quermesse com praça de alimentação.

   A última edição do evento tinha acontecido em maio de 2019. A Festa de São Benedito estava suspensa por causa da pandemia de Coronavírus.

   “Eu senti que a festa vai evoluir, porque ela deu aquela parada, depois da pandemia, mas agora ela vai crescer. A tendência dela é fazer a festa com mais datas e ela vai crescendo para se tornar a grande festa que ela era”, explicou Itálico Sebastião Moreale, um dos organizadores do evento, que está na comissão organizadora desde 1971.

O Evento

  O evento começou a ser realizado em Ibitinga durante a celebração do dia 13 de maio, em 1911. A data, referência a abolição da escravatura no Brasil, vem sendo celebrada, com festa, em Ibitinga, há 112 anos, mas devido a pandemia do Coronavíus ficou três anos sem acontecer (2020, 2021 e 2022).

   O evento era, até 1970, organizado por Maria Olívia Custódio, era uma mulher simples, negra e que comandou o evento muito bem, até que decidiu deixar este trabalho com Itálico, que morava perto dela e sempre estava participando das festividades. “Antes, era uma comemoração muito prestigiada pela comunidade negra, que também antigamente era muito descriminada, e então no dia 13 de maio, eles comemoravam e cantavam. Algumas vezes eles saiam em cima de um caminhão cantando e tocando instrumentos pela cidade. Agora é bem diferente”, comentou Moreali, em discurso, na cerimônia da placa na praça de São Benedito, em comemoração ao 1º centenário das festividades de São Benedito, em Ibitinga, no dia 13 de maio de 2011. A inauguração da placa comemorativa, foi tema de matéria jornalística deste veículo, naquela ocasião. 

Primeiras edições da festa

 Em 1911, quando começou as comemorações do dia 13 de maio, a cruz era localizada em outro local, onde hoje está localizada a escola Dr. Victor Maida, na rua Bom Jesus. Segundo Itálico, em 1950, houve a mudança de local das comemorações, e foi transferida onde hoje é comemorada, na Praça São Benedito. Itálico lembra que a mudança ocorreu devido a construção da escola.

     Na mudança de local, uma nova cruz foi inserida, e segundo Moreali, pelo arquiteto, Rosalbino Tucci, na qual até hoje, a cruz permanece no local.  A cruz tem um grande significado para as comemorações do dia 13 de maio. “A cruz, na religiosidade é um símbolo da libertação dos pecados. Os negros interpretavam a cruz com um símbolo da libertação da escravatura”, explicou Itálico, em 2011.

    Moreali também explicou que as comemorações em 1911, começavam no dia 12, e seguiam até o fim do dia 13. Segundo Moreali, na ocasião, a festa era regada a rapadura, cachaça, e feijoada, além da forte religiosidade representada nas orações que antecediam a festa. A música típica da representatividade de alegria, também era presente, como em toda comemoração da comunidade negra da época.

     Em 1986, a Festa de São Benedito ganhou barracas típicas de quermesse, passou a se chamar como o nome que conhecemos atualmente. Desde então parte da renda, passou a ser destinada para a Associação Bom Jesus. 

    No Brasil a abolição dos escravos aconteceu em 1888, através do decreto da princesa Isabel de Bragança. O decreto passou a ser conhecido como a “Lei Áurea”.

 

 

 

  

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546