O Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga, por intermédio de seu Presidente, Sérgio Quinelato, juntamente com sua Diretoria Executiva, divulga os resultados do primeiro levantamento da safra de laranja no cinturão citrícola do estado de São Paulo desenvolvido pelo Departamento Econômico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP).
De acordo com os dados, divulgados pelo Fundecitrus em parceria com a Markestrat e os professores titulares da FEA-RP/USP e da FCAV/UNESP, espera-se uma produção de 309,4 milhões de caixas de laranja na safra 2023/2024, representando uma queda de 1,5% em relação à safra anterior, que totalizou 314,2 milhões de caixas.
Segundo a FAESP, isso acontece devido ao ciclo bienal negativo da safra, que resulta em menor carga de frutos por árvore. Os especialistas avaliam, no entanto, que há perspectivas positivas em relação ao aumento no peso médio das laranjas e à redução taxa de queda prematura dos frutos, o que auxiliará diretamente a minimizar os impactos gerados pela redução do volume de produção.
Ainda de acordo com a federação, as informações são fundamentais para o planejamento estratégico dos produtores do setor citrícola Para conferir o levantamento completo, acesse o site www.faespsenar.com.br .