O Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga, por intermédio de seu Presidente, Sérgio Quinelato, juntamente com sua Diretoria Executiva, traz informações sobre o uso de aditivos naturais para melhorar a saúde e o desempenho das aves.
O uso de óleos essenciais e ácidos orgânicos, por exemplo, tem ganhado espaço na produção avícola principalmente diante das crescentes restrições ao uso de antibióticos.
Esses aditivos são conhecidos pelas propriedades antimicrobianas e auxiliam no sistema imunológico e digestivo das aves. Além disso, os compostos podem atuar como antioxidantes e auxiliar em momentos de estresse do animal.
Os óleos de orégano, tomilho e canela estão entre os mais utilizados na avicultura. O primeiro é rico em rico em carvacrol; o segundo, em timol; enquanto o terceiro em cinamaldeído. Os três apresentam propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias, antioxidantes e antifúngicas.
Junto aos óleos, os ácidos fórmico, acético, propiônico e butírico também têm sido utilizados na produção avícola. Dependendo da finalidade, eles podem ser incorporados à ração ou à agua dos animais.
A implementação de estratégias nutricionais inovadoras, pode trazer benefícios significativos para a indústria, porém, ressalta-se que antes de implementar os óleos e ácidos na alimentação das aves é recomendado procurar profissionais.