A FAESP no dia 14/7, uma reunião com representantes de entidades e instituições ligadas ao setor agropecuário, e teve como objetivo alinhar ações em prol da manutenção das atividades agrícolas e do desenvolvimento sustentável da agricultura familiar e impulsionar a conectividade no meio rural.
Durante a reunião, diversos temas relevantes foram abordados. Destaca-se o CAR-Cadastro Ambiental Rural, que já está 100% concluído e 90% no Estado de São Paulo. Além disso, as discussões envolveram as cadeias produtivas, o fomento de políticas públicas e a organização comunitária rural.
Uma das principais conquistas desse encontro foi o estabelecimento de parcerias entre a FAESP, SENAR-SP, Embrapa e a Secretaria de Agricultura de São Paulo, que visa impulsionar projetos inovadores voltados para a agricultura familiar. O destaque fica para o Projeto Semear, que busca utilizar a agricultura digital para aumentar a produção dos pequenos e médios produtores rurais.
A questão da conectividade rural também recebeu atenção especial durante a reunião.
Atualmente, cerca de 40% do estado de São Paulo já possuem acesso à internet no campo, e as entidades e parceiros presentes no encontro têm como meta avançar ainda mais nesse aspecto fundamental para o desenvolvimento agrícola.
Durante o evento, o vice-presidente da FAESP, Tirso Meirelles, entregou dois ofícios em nome do presidente Fábio Meirelles. Um deles parabenizou a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, por sua nomeação ao cargo e por ser a primeira mulher a ocupá-lo. O outro ofício parabenizou Silvia por suas contribuições ao setor agropecuário enquanto conduzia o MAPA – Ministério da Agricultura e Pecuária.
Na ocasião a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, ressaltou a importância da parceria com a FAESP, os Sindicatos Rurais e a Secretaria de Agricultura de São Paulo para enfrentar os desafios relacionados à segurança alimentar no país. Ela destacou a necessidade de melhorar a produção e a produtividade, além de implementar novas tecnologias e políticas públicas que impulsionem o setor agropecuário. A conectividade rural foi enfatizada como um fator habilitador para a adoção dessas tecnologias pelos produtores rurais.
Tirso Meirelles ressaltou a união representada pelo encontro e a preocupação em fortalecer o produtor no campo. Ele destacou a importância da implantação do código florestal e ressaltou que a conectividade no campo é fundamental para levar tecnologia aos pequenos e médios produtores, aumentando sua produtividade, segurança e oportunidades de venda.
Estiveram presentes ao encontro José Luíz Fontes, representante da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo; Pedro Lucchesi, diretor tesoureiro da FAESP; Thiago Soares, assessor jurídico da FAESP; Juliana Farah, vice- presidente da Comissão Semeadoras do Agro; Adriana Menezes, diretora da FAESP e Mirian Eira, chefe de gabinete da Embrapa.
Com essa reunião estratégica e a formação de parcerias sólidas, a FAESP, SENAR-SP, Embrapa e a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo demonstram seu compromisso em impulsionar a agropecuária paulista e promover a inclusão digital no meio rural, visando ao desenvolvimento sustentável e a segurança alimentar no país.