O IX Congresso de Infecções Osteoarticulares do Serviço de Infecção do IOT – Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, realizado dias 27 e 28 de julho de 2023 em São Paulo recebeu uma grade científica atualizada e dinâmica, foi voltado para profissionais Médicos, Infectologistas, Ortopedistas, Enfermeiros especialistas e Gestores hospitalares.
A Santa Casa de Caridade e Maternidade de Ibitinga esteve presente no Congresso, representada pelos seguintes profissionais: Vanessa Pultrini, Diretora da instituição, a médica infectologista da instituição Dra. Ana Beatriz Falcão Cavalcante e a enfermeira coordenadora da CCIH do hospital, Thalita Gomes.
Foram dois dias de discussões, salas e workshops com os especialistas nacionais e internacionais. Diversos questionamentos foram realizados no intuído de estender os conhecimentos profissionais dos colaboradores presentes, enfatizando os desafios e realidade da nossa região.
“O evento foi incrível, de alto nível, salas cheias e público participando ativamente dos debates. Haviam especialistas do mundo discutindo sobre infecções ortopédicas e os desafios na abordagem das infecções complicadas de pele e partes moles, além de workshop de experiência no manejo de feridas complexas”, comentou a Dra Ana Beatriz.
“Entre os temas abordados foi compartilhado o que havia de mais relevante na prevenção de infecções ortopédicas, avanços no diagnóstico e ainda dois importantes workshops dedicados a experiência no manejo de feridas complexas e práticas seguras relacionadas à prevenção por Infecção Periprotética”, ressaltou a Enfermeira Thalita Gomes.
Para finalizar, a Diretora Vanessa Pultrini complementou: “A participação dos profissionais da Santa Casa de Ibitinga neste Congresso é de grande importância, com a missão de produzir e sistematizar o conhecimento por meio do envolvimento profissional e acadêmico, fortalecendo cada vez mais a integração da assistência através de boas práticas, assim oportunizando a atualização dos Protocolos Operacionais, uma vez que somos referência regional em Ortopedia de Alta Complexidade”.