O Sindicato Rural de Ibitinga e Tabatinga, através de seu presidente Sérgio Quinelato e diretoria, divulga nota da FAESP: a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo encaminhou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, diversos ofícios solicitando medidas para fortalecer o seguro rural em meio aos desafios impostos pelas intempéries climáticas e aumento de custos de produção.
No ofício endereçado ao Secretário de Agricultura e Abastecimento (SAA), a FAESP expressa sua preocupação com as elevadas taxas de prêmio e a redução na oferta de produtos de seguro causadas por intempéries climáticas e sinistros nas últimas safras. Além disso, a crescente produção agropecuária elevou o valor em risco e, consequentemente, o custo total do seguro rural. A FAESP solicita o remanejamento de recursos e a ampliação do orçamento do programa de subvenção estadual para garantir o plantio das safras de verão, café e frutas, bem como recursos para a segunda safra.
Na demanda apresentada ao Ministro da Agricultura e Pecuária, a FAESP aborda a questão do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) do Governo Federal. A entidade destaca que o orçamento do PSR não foi ampliado para 2023, o que significa um decréscimo no apoio financeiro ao seguro rural em termos relativos. A FAESP também expressa preocupação com o corte de recursos de R$ 130 milhões, que reduziria significativamente o orçamento do PSR em 2023.
Desse modo, a Federação solicitou ao Ministro que faça gestões para recompor o orçamento de 2023 e trabalhe para ampliar os recursos em 2024, enfatizando a importância do seguro rural para a sustentabilidade dos investimentos no campo e o crescimento da indústria de seguros rurais.
A FAESP, representando os interesses dos agricultores e pecuaristas do estado de São Paulo, ressaltou seu compromisso contínuo com o setor agropecuário e sua busca por medidas que garantam a estabilidade e a segurança econômica dos produtores. Ressaltou, ainda, sua disposição de colaborar com as autoridades para a valorização e expansão do seguro rural no Brasil.
Fonte: FAESP