O Departamento Econômico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) anunciou a 25ª edição do levantamento de preços pagos ao produtor paulista, com dados fornecidos pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA-ESALQ/USP) relativos a setembro de 2023.
No mês de setembro, os preços apresentaram variações notáveis em diversos setores do mercado agrícola. Destaques positivos incluem um aumento de 14,2% nos preços da batata-doce e um incremento de 13,2% nas cotações do arroz devido à menor disponibilidade interna e intensificação das importações.
Por outro lado, o trigo sofreu uma desaceleração de preços, com uma queda de 18,9% devido à demanda desaquecida por parte dos moinhos. Além disso, os ovos de galinha registraram uma queda de 17,1% em setembro, motivada pelo momento de alta nos estoques e baixa demanda no mercado interno, embora os preços tenham permanecido estáveis em comparação ao mesmo período do ano passado, com uma variação de -1,5%.
Para informações detalhadas sobre o relatório de Preços Pagos ao Produtor Paulista, bem como outros levantamentos importantes para o setor, visite o Painel de Dados FAESP.
Fonte: FAESP