No último dia 17 de novembro, a prefeita Cristina Maria Kalil Arantes participou da assinatura do ‘Termo de Cooperação’ para oficializar, a integração do município de Ibitinga, no projeto ‘Guardiã da Maria da Penha’. A integralização de Ibitinga no programa, contou com o trabalho e empenho do promotor de Justiça, Dr. Thiago Cardin. Nas redes sociais, a prefeita divulgou que o treinamento dos agentes envolvidos no programa, acontecerá em dezembro.
Na cerimônia, na sede do Ministério Público de São Paulo, na capital, foi registrado ainda, a integralização dos municípios; Atibaia, Brotas, Cubatão, Ferraz de Vasconcelos, Ilha Solteira, Pindamonhangaba, Itatiba e S. José dos Campos, totalizando agora, 47 cidades do estado integralizadas no programa, e que atuam em conjunto com o MPSP no enfrentamento à violência doméstica, notadamente em relação à fiscalização do cumprimento das medidas protetivas, que as mulheres em situação de vulnerabilidade, obtêm na Justiça contra os seus agressores.
Segundo uma publicação da assessoria de imprensa do MPSP, com as novas adesões, o MPSP ganha ainda mais condições de fazer frente ao problema da violência de gênero. Somente no primeiro semestre deste ano, houve 722 feminicídios no Brasil, uma alta de 2,6% em relação ao mesmo período do ano passado.