Ibitinga, Domingo, 28 de Abril de 2024
Cooperativa de reciclagem foi inaugurada em Ibitinga
Capacidade de produção será 200 toneladas / mês, com a geração de empregos de até 35 cooperados.
Cooperativa de reciclagem foi inaugurada em Ibitinga

  No final da tarde da última quarta-feira (06), aconteceu a cerimônia de inauguração da Yougreen Cooperativa de Recicláveis, às margens da rodovia municipal IBG-030, onde antigamente funcionava a usina de lixo. De acordo com os representantes da cooperativa, até o final de 2024, todo o município de Ibitinga terá uma coleta seletiva de material reciclável. Atualmente, neste mês de dezembro, apenas os prédios públicos estão recebendo a coleta de materiais reciclados. A coleta de materiais começou na sexta-feira (08), principalmente, em escolas. 

   O vice-prefeito Frauzo Ruiz Sanches, o Secretário Antônio Feitosa estiveram no evento, além de empresários, representantes de entidades, clubes de serviço e organizações da sociedade organizada. Os vereadores Adão Ricardo e Alliny Sartori também acompanharam a inauguração.

Reciclagem

   A cooperativa está pronta para beneficiar um total de 200 toneladas por mês, podendo triplicar este volume, se trabalhar com mais de um turno de cooperados. “Um caminhão vai passar na porta das casas das pessoas, a princípio uma vez por semana, e elas já vão ter separado em casa, materiais recicláveis, e a gente vai coletar e trazer para cá”, explicou Roger Friedrich Werner Koeppl, diretor presidente da Yougreen Cooperativa. 

   A cooperativa vai abrigar 35 cooperados, mas inicialmente, começaram 5 pessoas, entre cooperados e trabalhadores de logística. “Isso cresce todo mês”, explicou Roger. 

   Para saber os materiais que podem ser reciclados, acesse o site da cooperativa: yougreen.coop/ibitinga, ou entre em contato (16) 99778-2638.

Instituto parceiro

   “O Instituto Credcitrus é um apoiador da Yougreen Cooperativa há mais de dez anos, e durante esse tempo, nós temos visto grandes resultados na cooperativa, por quê ela é bem gerida, tem excelente administração e agregou valor no trabalho dela, não só o valor que eles coletam dos resíduos, mas o valor que agregam através do serviço”, explicou Gledson Gustavo Viana, gerente do Instituto Credcitrus. “A Yougreen, ela criou a espécie de uma franquia. Nós estamos apoiando Yougreen, porque a gente entende que toda cidade merece ter uma Yougreen”, avaliou Gledson, na cerimônia de inauguração da unidade em Ibitinga.

   Todo material que seria levado para o transbordo, para um aterro sanitário, será reciclado. Para isso, a prefeitura economiza com o transbordo, que é feito por outra empresa, porém, possui um convênio, até novembro de 2024, com a cooperativa, que pagará R$ 350,25 por tonelada produzida. Além da venda do material reciclado, o convênio com a prefeitura é a segunda fonte de renda.

Tecidos

   “As fábricas, nós vamos tratá-las como grandes geradores de tecidos. Como o volume é maior, ela precisa de um projeto específico para os tecidos delas, os tecidos têxteis e os recicláveis”, explicou Roger, sobre o tratamento de tecidos, que poderá ser reciclado naquela cooperativa.

    

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546