As pessoas com sintomas de síndrome respiratória (coriza, febre, mal-estar, dor de cabeça, tosse) devem usar máscaras a partir dos primeiros sintomas para evitar contaminação e procurar atendimento em uma das Unidades Básicas de Saúde de Ibitinga, e também na UPA 24H e no PS da Vila Maria. É importante estar atento ao protocolo de tratamento da doença, o teste para COVID-19, a indicação é que o teste seja feito após o terceiro dia de sintoma. É muito importante respeitar esse período, já que o vírus pode não ser detectado nos primeiros dias de suspeitas da doença.
Se positivada para Covid-19, a pessoa deve permanecer sete dias em isolamento, a partir do primeiro dia de sintoma.
Até o último dia 29, Ibitinga tinha registrado 323 casos positivos de COVID-19, e 01 óbito em 2024.
Os dados são do SAMS (Serviço Autônomo Municipal de Saúde) de Ibitinga. De acordo com a gestora do SAMS, Quelia Taruel Pavani, as unidades de saúde de Ibitinga contam com teste swab, para identificar casos positivos da doença. “Compramos testes rápidos de COVID-19, e estamos aguardando a chegada de mais testes do Governo Federal), explicou Queila Pavani.
Em decorrência do novo surto, o poder municipal alerta para a importância da população manter o esquema completo de vacinação contra a doença em dia.
A Sala de Vacina, localizada na Rua Tiradentes, no Centro, está atendendo das 8:00 as 16:00 horas, para vacinação contra a COVID-19
Ainda assim, a alta taxa de transmissibilidade nos ficarmos em estado de alerta aos sintomas do COVID-19, que são parecidos com os sintomas da gripe, como tosse, dor de garganta ou coriza (seguido ou não de febre).
De acordo com as determinações do SAMS, e se persistirem os sintomas por três dias, já podem fazer o teste da COVID-19.
Pessoas com fatores de risco para complicações da doença (em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes, crianças e pessoas com múltiplas comorbidades), recomenda se atenção devendo tomar cuidados redobrados.
Proteção além da vacina
O Ministério da Saúde reforça o uso de máscara nas seguintes condições:
Em locais de maior risco, aglomerações e principalmente nos ambientes assistenciais em saúde.
Pessoas com sintomas suspeitos de covid-19 ou outras infecções respiratórias. Nesses casos, procurar orientação médica para diagnóstico e aconselhamento.
Outras formas de se proteger:
Distanciamento físico (limitar o contato próximo com pessoas infectadas ou com sintomas);
Cobrir nariz e boca com lenço de papel ou antebraço ao tossir ou espirrar;
Higienizar as mãos;
Evitar tocar olhos, nariz e boca quando as mãos não estiverem limpas;
Não compartilhar objetos de uso pessoal sem higienização adequada;
Realizar a limpeza dos ambientes.