De 01 a 07 de junho a Polícia Ambiental deflagrou a ‘Operação Semana do Meio Ambiente’. Neste período foram realizadas fiscalizações de pesca, fauna e flora, além de atividades de educação ambiental.
Na região de abrangência da Base Operacional de Ibitinga, um pescador profissional foi surpreendido com peixes fora da medida e teve 350m de redes apreendidas, além dos peixes, do barco e do motor de popa, fato ocorrido em Ibitinga.
Em Borborema o alvo de fiscalização da Polícia foi um criador irregular de pássaros da fauna silvestre, o homem estava mantendo em cativeiro 01 Coleirinho Papa capim; 01 bigodinho, 03 Canários-da-terra e 01 Papagaio e foi multado em R$ 3000,00.
Para evitar que irregularidades como as relatadas anteriormente ocorram a Polícia Ambiental tem focado nas atividades voltadas para a educação ambiental.
A EMEI Vicente Cassini de Itápolis recebeu a visita Polícia Ambiental e, na ocasião, foram realizadas atividades com crianças de 01 a 07 anos, finalizando com a distribuição de brindes e plantio de mudas de árvores nativas.
Já a Escola Delfina Gomes da Fonseca, pertencente ao município de Ibitinga, realizou uma visita na Base da Polícia Ambiental de Ibitinga, onde cerca de 25 crianças puderam conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido pela Polícia Ambiental e a importância da preservação do Meio Ambiente, finalizando com a participação das crianças no plantio de mudas de árvores nativas.