Durante Operação Guardião das Florestas, entre os dias 17 e 18 deste mês, uma equipe do policiamento ambiental de Ibitinga/SP, no cumprimento das metas estabelecidas pelo CPAmb, realizou vistoria em 02 (duas) propriedades rurais na cidade de Fernando Prestes/SP, e identificou irregularidades.
A fim de verificar 04 (quatro) focos de queimadas captados pelo satélite NPP-375, no local o fogo atingiu 1,41ha de vegetação nativa em área de preservação permanente, foi constatado na vistoria que a empresa arrendatária havia promovido a recém reforma dos aceiros no entorno das áreas de vegetação atingidas, tão logo a extinção do incêndio, no intuito de deixá-las em conformidade com a norma vigente, e 1,01ha de vegetação nativa em área comum devido os aceiros não estarem em condições adequadas.
Diante da infração ambiental constatada, com fundamentos nos art. 56 e 43 da Resolução SIMA 05/2021, foi lavrado o Auto de Infração Ambiental no valor total de R$ 64.460,00 e concomitantemente embargo da área.