Ibitinga, Domingo, 24 de Novembro de 2024
FAESP discute política agrícola e custo de produção de grãos
Técnicos da Faesp, CNA e Cepea estudaram o cenário de grãos para gerar informações estratégicas para os produtores
FAESP discute política agrícola e custo de produção de grãos

  O Presidente do Sindicato Rural de Ibitinga e Tabatinga, Sérgio Quinelato e diretoria, fala sobre a discussão da política agrícola e custo de produção de grãos realizada pela Faesp

   Representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) se reuniram em Itapeva nesta semana, com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), para levantar o custo de produção de grãos na região, bem como com os membros das Comissões Técnicas de Grãos e de Política Agrícola da Faesp, a fim de discutir os desafios enfrentados pelos produtores e propor ações que contribuam para o bom desempenho do setor.

   O levantamento do custo de produção de grãos faz parte do Projeto Campo Futuro, da CNA, que conta com a parceria da Faesp, Sindicatos Rurais e Cepea. Nesse evento, para levantamento dos coeficientes técnicos, o Sindicato Rural de Itapeva reuniu um grupo de produtores de soja, milho, trigo e sorgo. Após a consolidação e revisão dos dados, a Faesp, por meio do Departamento Econômico, produz um relatório, que é divulgado aos participantes juntamente com a planilha de custo, para que o produtor possa inserir seus dados e conhecer seus custos individualizados. Esse levantamento, além de ser fundamental para delinear as ações da Faesp, gera informações importantes que auxiliam o produtor na tomada de decisão.

   Em apresentação realizada pelo gerente do Departamento Econômico da Faesp, Cláudio Brisolara, as comissões foram também atualizadas sobre as perspectivas de safra, o encerramento do Plano Safra 2023/24 e as expectativas ante a divulgação do Plano Safra 2024/25, bem como as linhas de crédito e seguro rural do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP). Com essas informações, foram abordadas novas ações para auxiliar o setor.

   Segundo o coordenador da Comissão de Política Agrícola, Cássio de Oliveira Leme, as reuniões itinerantes da Faesp permitem aos participantes conhecer a realidade das cadeias produtivas de todo o estado, aproximando os sindicatos rurais e propiciando a troca de experiências.

   O presidente da Faesp, Tirso Meirelles, destacou o empenho das Comissões Técnicas em propor soluções aos produtores. “É um conhecimento valioso que compartilhamos com o setor produtivo para assegurar que a produção se mantenha em alta, com preços justos pagos ao produtor rural”, afirmou.

Fonte: FAESP

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546