A Praça da Vila Maria, localizada em torno da Igreja Matriz Imaculada Conceição, poderá receber o nome de ‘Praça Padre Apparecido Antônio Zanon. A proposta foi incluída na pauta dos trabalhos da Sessão Legislativa, apreciada no último dia 13, pelos vereadores. O projeto de lei, apresentado para leitura, foi assinado pelo vereador Ricardo Prado, e segue em tramitação. Se aprovada a lei, será publicada no Diário Oficial de Ibitinga.
O nome do pároco só será para homenagear a praça que circunda a igreja, e que atualmente, está em reforma. A praça de frente com a igreja, denominada como Praça José Montanari, e inaugurada em 08 de novembro de 1986, continua com a mesma denominação.
O padre Zanon
Segundo currículo do padre, anexado junto com o projeto de lei em tramitação na Câmara de Vereadores, Zanon, nascido em Urupês, em 1935, teve intensa atividade em Ibitinga. Filho de produtor rural, desde cedo trabalhou na roça e depois, foi até metalúrgico em São Paulo, na época da Ditadura Militar.
Em 1980 iniciou o curso de Filosofia, e após cursar Teologia, foi ordenado padre em usa terra natal no dia 20 de dezembro de 1985. Sua primeira paróquia foi em Itápolis, depois no Distrito de Água Vermelha (São Carlos), seguido para uma paróquia em Itajobi.
Em 29 de janeiro de 1989 veio para Ibitinga trabalhar na Paróquia de Santa Teresa D'Avila, onde permaneceu até 1993. A partir de agosto de 1993 foi designado como Pároco da Igreja de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Tabatinga, onde permaneceu até 1998.
Em 08 de setembro de 1998, retornou a Ibitinga, mas agora para assumir a Igreja da Imaculada Conceição, na Vila Maria. Nesta mesma data o Bispo criou a Paróquia da Imaculada Conceição. Sendo esta uma Paróquia recém-instituída, com uma comunidade bastante carente e ausente de incentivos, promoveu relevantes trabalhos, construindo o Centro Catequético, onde são realizados eventos católicos, retiros, convivências e confraternização dos fiéis.
Além disso, segundo o currículo do padre, Zanon também foi o responsável na Paróquia da Vila Maria, pela criação das Pastorais: da Criança; da Pessoa Idosa, da Sobriedade, voltada para as questões sociais, e dos Vicentinos. Esses grupos foram essenciais para a formação de muitas famílias de nossa cidade, principalmente dos bairros adjacentes a Paróquia.
Em maio de 2012 foi para a Paróquia da Matriz do Senhor Bom Jesus, onde permaneceu até o final de sua trajetória sacerdotal.
No dia 03 de junho de 2021, às 18:50 horas, o padre Zanon faleceu, em São José do Rio Preto, aos 85 anos.