A primavera começou neste domingo (22) trazendo, logo de partida, intenso calor para Bauru e região. De acordo com o Centro de Meteorologia de Bauru (IPMet) da Unesp, em quatro dias desta semana, os termômetros baterão a casa dos 40 graus.
A máxima prevista é de 39, na segunda, quarta e quinta, ela pode atingir 40. A previsão para terça ainda é um grau superior (41 graus), aponta o site do órgão. Quem o consulta verifica também que as temperaturas estarão elevadas por conta da atuação de uma massa de ar seco, que deixará o tempo estável, com predomínio de sol e pouca nebulosidade em todo o Estado de São Paulo, sem previsão de chuva.
Se a previsão se confirmar, a cidade vivenciará dias de recorde de calor, no ano. Até agora, a máxima foi de 37,3 registrada na última sexta-feira (20), mesma temperatura do dia 4 deste mês.
Segundo o site, nestes dias, a umidade também estará baixa, oscilando entre 12% e 16%. O percentual é considerado muito baixo, uma vez que o ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é 60%.
A umidade começa a subir apenas na sexta, quando chega a 22%, uma vez que no sábado (28) há previsão de chuva, com a temperatura caindo a 34 graus (máxima).
O perigo da baixa umidade do ar é justamente o aumento da incidência de doenças respiratórias, aponta site do Governo Federal. Em período assim, é preciso ficar em alerta quanto à ingestão de água, já que o próprio corpo sinaliza mais vezes a necessidade de hidratação.
O baixo consumo de água pode gerar diferentes sintomas ao corpo, como cansaço, fome e falhas no sistema circulatório, por exemplo.
Fonte: JCNet