O Reva é um pequeno carro elétrico, produzido na Índia agora poderá ser comprado aqui pelos brasileiros. Antes de desembarcar no Brasil, o Reva chegou no Chile e recentemente na Colômbia.
A representação da empresa montadora do Reva na na América Latina é a CAM, do Grupo Endesa. Alguns moradores do Ceará e Rio de Janeiro já conhecem esta empresa, que atua no setor elétrico desses dois Estados.
Na internet, dá para saber quanto custa um Reva, cerca de R$55.000, isto é devido aos altos impostos de importações, praticados no Brasil. A CAM Brasil ainda não possui um web site sobre o carro, além do setor elétrico. No Brasil alguns estados isentam de pagar IPVA (Imposto de Propriedade de Veículos Automotores), o que poderá ajudar para popularizar o carrinho ecologicamente correto.
No Brasil o empresário Eike Batista anunciou que irá construir e comercializar carros elétricos em 2014.O investimento seria de aproximadamente 1 bilhão de dólares. A nova fábrica de veículos deve ser erguida em Porto do Açu, no litoral norte do Rio de Janeiro, no prazo de até quatro anos. A capacidade produtiva da fábrica do brasileiro seria de 100 mil veículos por ano.
O veículo
O Reva tem 2,63 metros de comprimento, 1,32 de largura e 1,51 de altura e atinge velocidade máxima de 80km/h .O carro da Índia tem motor elétrico de 13Kw com tração nas rodas traseiras e autonomia para percorrer 80 km com um “tangue”.Pode ser carregado tanto em 127V como em 220V e a carga máxima demora 8 horas para ser completada. Com 4 horas dá para recarregar 80% da carga total.
O peso total do veículo também ajuda na economia da “combustível”. Pesando 665kg, o Reva se encaixa para quem roda menos que 80 km na cidade. Com duas versões de acabamento, têm também opções para ar condicionado CD player e MP3.