No Novembro Azul, mês de conscientização contra o Câncer de Próstata, uma ação de receptividade aos pacientes oncológicos está sendo realizada na unidade de Oncologia do Hospital Ibitinga (HI). No mês de outubro, em razão da prevenção ao câncer de mama, ações semelhantes também aconteceram. No último dia 05, o médico que atende em Ibitinga, Dr. Luís Henrique de Carvalho, explicou sobre o tratamento oncológico na cidade e citou cuidados para evitar o câncer.
Dr. Luís Henrique explicou como são realizados os tratamentos no Hospital Ibitinga; tanto para pacientes da cidade como também da região. “Vamos dar o suporte para os pacientes diagnosticados pelas equipes clínicas da região e os pacientes que já tiveram diagnósticos de câncer e seguem seus tratamentos. Eles podem ser encaminhados para cá”, explicou Dr. Luís, que trabalha na Clínica Spero, em Araraquara, participa de pesquisas clínicas e foi convidado para trabalhar em Ibitinga, principalmente, para atender a Unimed Ibitinga e seus pacientes. No HI, são tratados ainda, pacientes de outros convênios, além na forma particular.
Tratamento
No Hospital Ibitinga, os pacientes são submetidos a avaliações personalizadas e, em seguida, iniciam seus protocolos de tratamentos baseados nas melhores indicações, “seguindo os mesmos padrões de qualquer grande serviço de oncologia”, explicou Dr. Luís.
Em Ibitinga, a parceria entre o Hospital Ibitinga e a Clínica Spero foi firmada há mais de um ano e, ainda, foi implantado há aproximadamente 6 meses o Centro de Infusão para os tratamentos oncológicos dos pacientes no Hospital Ibitinga.
“O volume de pacientes da região é grande e a intenção foi oferecer um local de cuidados e acolhimento, visto as dificuldades em manter um tratamento oncológico fora da cidade. Com essa visão, montamos o Centro de Oncologia”, resumiu o médico. Além de pacientes de Ibitinga, no HI são tratados pacientes de Tabatinga, Itápolis e Borborema, entre outras.
Câncer de Próstata
O Câncer de Próstata possui maior influência no homem. “No Brasil, nós temos na prática, uma incidência de 1 pra 6, ou seja, de cada seis homens, um desenvolverá a doença”, explicou o médico oncologista do HI.
Entre os cuidados para reduzir as chances do Câncer de Próstata, estão acompanhamento de exames com a Urologia a partir dos 50 anos e aos 45 anos para homens que possuam fatores de risco como histórico de câncer de próstata na família ou afrodescendentes, redução do consumo de bebidas alcoólicas, prática de exercícios físicos, controle da obesidade e preferência para o consumo de alimentos saudáveis, com dietas equilibradas.
Sintomas do câncer de próstata
Dificuldades para urinar, jato urinário fraco ou gotejamento, aumento na frequência durante a noite, sangramento ao urinar ou na ejaculação, disfunção erétil, cansaço e fadiga frequente, dores ósseas na região da bacia e na coluna lombar. Com um ou mais sintomas, deve-se procurar consulta médica com urologista.
Serviço:
O Hospital Ibitinga fica na rua Pereira Landim, 514. F: (16) 3341-4070 / 3341-7777. WhatsApp (16) 99766-9127.