A AES Tietê produz, anualmente, 1 milhão de mudas nativas no interior de São Paulo. A iniciativa integra o Programa de Fomento Florestal, mantido pela empresa desde 1999. As mudas são utilizadas no reflorestamento de áreas de preservação permanente e também doadas para municípios, ONGs e proprietários de terrenos próximos às usinas. De janeiro a novembro de 2011, foram doadas mais de 183 mil mudas.
O objetivo do programa é restaurar, por meio do plantio de mudas, as matas ciliares e restabelecer suas funções originais de suporte à fauna e à proteção do solo e das águas. Os interessados em receber mudas devem encaminhar a solicitação à AES Tietê pelo e-mail: reflorestamento@aes.com. Caso estejam dentro da área de abrangência do projeto, a empresa fornece as mudas e a orientação técnica para o plantio, cabendo ao proprietário da terra os trabalhos de implantação e manutenção, assim como a regularização juntos aos órgãos competentes.
As sementes utilizadas no programa são coletadas nas matas remanescentes da região, obedecendo aos princípios de garantia da representatividade genética das populações nativas. Para fomentar a diversidade genética, são empregadas 30 matrizes de cada espécie. Mas informações sobre o programa estão disponíveis no sitehttp://www.aestiete.com.br.
Sobre a AES Tietê – A AES Tietê é a segunda maior companhia privada brasileira de geração de energia elétrica. Com capacidade instalada de 2.600 MW, a empresa possui 9 usinas hidrelétricas e 8 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) nos estados de São Paulo e Minas Gerais.