Na última terça-feira (27), o médico cardiologista José Luciano Manzoni, compareceu a Câmara Municipal a convite dos vereadores. A idéia de convidar o ex-interventor da Santa Casa foi do vereador José Geraldo Fábio (PT). Na ocasião o médico lembrou que a dívida da Santa Casa pode chegar a um total de 12 milhões.
Desde 05 de janeiro de 2009, Dr. Luciano estava à frente da administração da Santa Casa. No último dia 02 de outubro, Manzoni comunicou que estava deixando o cargo. Para os presentes Luciano informou das dificuldades da entidade em se manter. Lembrou que a receita e as despesas podem ser equilibradas, mas isso não ocorre devido a dívidas antigas, com fornecedores e processos civis e trabalhistas. Só de energia elétrica o médico informou que a Santa Casa não pagou as contas de 2003 até 2009, gerando uma dívida de 500 mil reais. Dr. Luciano também lembrou que para agravar a situação do hospital, um convênio de cem mil reais deixou de ser passado para o hospital no final do ano de 2008. Ainda Dr. Luciano deixou claro que sem ajuda da prefeitura e do governo do estado, a Santa Casa não consegue se manter.
A saída
No fim de setembro o vereador José Romildo dos Santos (DEM), enviou ao prefeito um requerimento sobre um empréstimo realizado pela Santa Casa, na qual desconta em folha, cerca de 50 mil reais por mês. O vereador ainda solicitou cópias de contratos do empréstimo entre outros documentos.
Na Câmara o vereador Romildo questionou o médico se o motivo de sua saída foi o requerimento. Dr. Luciano informou que a saída dele foi depois do requerimento enviado para a Santa Casa. Luciano informou que sua saída já estava programada e já tinha sido realizada no momento que ele recebeu o requerimento. Ainda o médico afirmou que o requerimento era desnecessário é que Romildo poderia ir até a Santa Casa se quisesse obter alguma informação. Sobre o empréstimo, o médico informou que se viu necessitado de realizar o empréstimo devido a dívidas do hospital. Manzoni também informou que o empréstimo foi concedido a Santa Casa com o aval do prefeito, que passou a ser o interventor da Santa Casa do dia 13 ao dia 24.
Agora passará a ser o interventor do hospital o dentista Edson Fernando Inácio. Edson terá auxilio da administradora hospitalar Alexandra e do advogado Mário Paulo que irá desenvolver os trabalhos jurídicos.
Confira na integra o áudio da Câmara