A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo convocou os 12,2 milhões de paulistas com idades entre 1 e 19 anos que não tenham tomado a vacina contra o sarampo para comparecer aos postos de saúde e se imunizarem.
O pedido, divulgado na última quarta-feira (3), tem como objetivo reforçar a prevenção contra a doença após registros de casos ocorridos no Pará, Rio Grande do Sul e Paraíba.
Segundo a secretaria, São Paulo não tem casos de sarampo desde 2000, mas a ocorrência em outros estados e a proximidade do período de férias, quando muitos irão viajar para o exterior e outros estados, reforça a necessidade de prevenção. A vacinação, oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é a única maneira eficaz de prevenção contra a doença. A mobilização vai até o dia 30 de novembro.
A primeira dose da vacina contra o sarampo deve ser tomada aos 12 meses de idade, com reforço entre 4 e 6 anos.
Desde 2008 há indicação de imunização também para pessoas com até 19 anos que não receberam, comprovadamente, a segunda dose. A faixa etária de 1 a 19 anos foi escolhida porque as pessoas entre 20 e 39 anos já foram imunizadas contra a doença durante a campanha contra a rubéola, realizada em 2008, quando receberam uma vacina dupla (rubéola e sarampo).
Em Ibitinga, aqueles que não tomaram a vacina contra o sarampo e possuem faixa etária de 1 a 19 anos podem comparecer no Posto de Saúde Central (SAMS) de segunda a sexta-feira das 8h às 16h na sala de vacinação.
Vale lembrar que esta é uma campanha de intensificação apenas para quem está com a vacinação do sarampo incompleta, portanto, antes de comparecer ao Posto de Saúde é importante observar a caderneta de vacinação, caso esteja com a vacina contra o sarampo em dia não é preciso tomá-la.