Em vez de um motor grande e sedento por gasolina, a tendência são os propulsores compactos turbinados, que melhor equacionam economia e desempenho. Esse é o espírito da nova versão 1.6 THP do sedã 408 (165 cv).
O Peugeot, que chega em fevereiro às concessionárias, ainda traz câmbio automático sequencial de seis marchas, controle eletrônico de estabilidade e bancos em couro. Itens de série também no rival VW Jetta 2.0 TSI (200 cv), de R$ 89,9 mil.
Já os faróis direcionais com lâmpada de xenônio e o GPS integrado ao painel são exclusividades do 408 topo de linha, que, por R$ 81,5 mil, sai pelo mesmo preço da versão Griffe 2.0 "flex" (151 cv) com transmissão automática de apenas quatro marchas. A tendência é que ela perca mercado com a chegada da turbo.
Com 173 unidades emplacadas na primeira quinzena do mês, o modelo da Peugeot é o décimo sedã médio mais vendido do mercado, à frente somente de importados de menor volume. Na configuração de entrada, o 408 custa R$ 59,9 mil.