A primeira bilionária negra do mundo, Oprah Winfrey (29.jan.1954, Kosciusko-Mississippi-Estados Unidos) transformou o seu programa, o "The Oprah Winfrey Show", no talk-show de maior audiência da história da televisão.
Nascida em uma família batista, deixou a infância pobre para trás e assumiu corajosamente em 1963 que chegou a ser molestada por seu tio e primos quando tinha 9 anos.
A sinceridade a aproximou ainda mais do público e contribuiu para que se tornasse a mulher mais rica do ramo de entretenimento no mundo durante o século 20, segundo a revista "Forbes".
Ao mesmo tempo, Oprah se tornou uma das maiores filantropas dos Estados Unidos --na África do Sul, mantém uma entidade destinada a dar oportunidades para meninas carentes.
No cinema, a apresentadora participou de "A Cor Púrpura" (1985), que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de melhor atriz coadjuvante (naquele ano, Anjelica Huston ficou com a estatueta).
Oprah ainda estrelou "Beloved" (1998) e, como dubladora, emprestou sua voz para personagens de "A Menina e o Porquinho" (2006), "A História de uma Abelha" (2007) e "A Princesa e o Sapo" (2009).
Na vida pessoal, mantém desde 1986 um relacionamento com o empresário Stedman Graham. Engravidou uma vez, aos 14 anos, mas a criança morreu logo após o nascimento.
Em 25 de maio de 2011, após 25 anos, Oprah despediu-se do público com o último e apoteótico programa da série "The Oprah Winfrey Show" para dedicar-se à sua própria rede OWN (The Oprah Winfrey Network).