Há 18 anos o Sindicato Rural de Ibitinga e Tabatinga (SRI) trabalha em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-SP) oferecendo cursos de Formação Profissional para interessados em Ibitinga, Tabatinga e região. Mais de dois mil alunos tiveram aulas teóricas e práticas proporcionadas por esta parceria neste período, o que significa um maior número de pessoas no campo melhor preparadas para o desenvolvimento de suas atividades.
Ao todo, mais de 200 cursos já foram oferecidos nas mais diferentes cadeias produtivas do setor rural, entre elas, as de cana-de-açúcar, laranja, banana, leite, carne bovina e suína, olericultura, operação e manutenção de tratores, motosserra e ovinos. Também foram realizados os cursos de eletricista, pedreiro, viveirista, jardineiro e de resgate cultural e gastronômico. Além destes, também são desenvolvidos os programas de Alfabetização, Jovem Aprendiz Rural e Turismo Rural.
O objetivo dos cursos oferecidos é capacitar produtores e trabalhadores rurais em suas atividades diárias e naquelas que podem ser exigidas futuramente por alterações do processo produtivo. Não apenas o trabalhador ou o produtor rural ganham com o aprendizado, mas também a cidade, o estado e o país, já que conhecimento gera inovação, competitividade e proporciona bons resultados.
Inscrições para cursos em 2012
Para este ano, todas as solicitações de cursos do SRI foram aprovadas pelo Senar-SP. A lista completa pode ser conferida no sindicato. Em especial os programas Turismo Rural e Alfabetização já estão com datas de inscrições definidas.
No próximo dia 29 de fevereiro haverá uma palestra explicativa sobre o desenvolvimento do programa Turismo Rural na sede do SRI, em Ibitinga, às 18 horas e o instrutor Luiz Carlos Mapelli da Silva, estará no sindicato das 13h às 17h horas atendendo os interessados em fazer o curso que acontecerá de março a novembro, com 24 horas/aulas semanais.
Também estão programadas para o início de abril as aulas do programa de Alfabetização, voltado para pessoas não alfabetizadas com idade a partir de 15 anos que desejem se preparar para ingressar no ensino formal, principalmente o EJA - Educação de Jovens e Adultos.
"Este programa tem por finalidade preparar produtores, trabalhadores rurais, bem como
seus familiares, para a nova realidade do mercado de trabalho, aperfeiçoando-os, ampliando os níveis de produção e produtividade, e melhorando as condições de vida no campo", explica Paulo Cardoso, assistente administrativo do sindicato rural.
A turma de 2012 deve ser fechada com no mínimo 18 e no máximo 22 alunos e contempla 300 horas, distribuídas no período de sete meses (de abril a outubro), são 120 dias de aulas ao todo.
Os interessados em participar destes ou outros cursos do SRI em parceria com Senar-SP podem procurar um dos escritórios do sindicato. O endereço em Ibitinga é Rua Antônio G. B. de Paula, 149, telefone 3342-2435. Em Tabatinga, rua Alfredo Benelli, 644, telefone 3385 2146.