Ibitinga, Terça, 26 de Novembro de 2024
Justiça Federal do Ceará Suspende o ENEM em todo o Brasil
Segundo a juíza que determinou o cancelamento, o erro proporcionou a desigualdade dos estudantes

    Por determinação da Justiça Federal do Ceará, o Enem 2010 foi suspenso. O Ministério Público Federal apresentou um pedido de liminar que foi aceito pela justiça Cearense. A decisão tem efeito em todo o Brasil.

    A base dos fundamentos que justifica a decisão foi o argumento que o erro da impressão das provas prejudicou os candidatos. A juíza federal Carla de Almeida Miranda Maia, da 7ª Vara Federal, ainda descreveu em seu despacho que "em algumas salas", os candidatos foram orientados a preencher o gabarito invertendo a ordem das respostas, o que seria incorreto, pois apenas os cabeçalhos das questões haviam sido alterados. Para ela, a realização de novos exames para parte dos candidatos "poria em desigualdade todos os candidatos remanescentes".

    Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, a decisão da justiça não tem nenhum efeito na prática, pois segundo ele, a prova já foi aplicada. A liminar concedida pela Justiça Federal, diz ele, deve interferir nos próximos passos do exame. Fernando Haddad ainda afirmou que o ministério irá se empenhar em “sensibilizar” a juíza que tomou a decisão, já que o principal argumento dela é de que a reaplicação do Enem para os estudantes prejudicados significaria uma condição desigual. Segundo ele, a TRI, Teoria de Resposta ao Item, que é um mecanismo matemático aplicado na escolha das questões da prova, garante que os exames têm dificuldade igual, mesmo se aplicados em épocas diferentes.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546