Junto com a folia do carnaval, vem também a ameaça para os foliões. As DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) estão em toda a parte e no carnaval ocorre o grande risco de contrair a doença, ou de uma gestação indesejável.
Em Ibitinga este ano será distribuído 5 mil preservativos nos locais onde haverá bailes carnavalescos: Clubes da Melhor Idade, clubes particulares e no Pavilhão de Exposições, que receberá a festa de carnaval popular. A forma mais eficiente de prevenir a contração da doença é o uso de preservativos.
Prevenção o ano todo
O Fique Sabendo é uma campanha realizada pela Diretoria de Saúde e ocorreu em novembro e durante dez dias de campanha vários testes de HIV (Aids) foram realizados. Porém o exame pode ser realizado o ano todo e é gratuito. “Qualquer pessoa pode ir até o Posto de Saúde e solicitar o pedido. Para o teste de HIV o posto atende o ano todo”, explicou Maria Patriarca, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Ibitinga.
Como pode ocorrer a transmissão do HIV?
O HIV está presente no sangue, esperma, secreção vaginal, e leite materno de pessoas infectadas. Pode ser transmitido:
-por relações sexuais sem proteção;
-por compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas;
-pela transfusão de sangue ou seus derivados contaminados;
-pelo contato de sangue contaminado com cortes e feridas;
-pelo contato de sangue contaminado por mucosas (olhos, boca, nariz);
-compartilhamento de objetos cortantes que tenham contato com sangue contaminado; (lâminas de barbear, alicate, bisturi, escova de dente, etc);
-na gravidez, no parto ou durante o aleitamento materno.