Ibitinga, Segunda, 25 de Novembro de 2024
Domingo ser?arcado pelo Dia Mundial do Diabetes
Data ?espeitada mundialmente, com objetivo de informar sobre tratamentos e preven?

  O dia 14 de novembro é marcado mundialmente pelo Dia Mundial do Diabetes, um evento global que reúne milhões de pessoas em mais de 160 países para melhorar o cuidado e a prevenção do diabetes. O foco da campanha é "educação e prevenção do diabetes" e visa chamar o público em geral para controlar sua saúde e bem-estar.

   No Brasil haverá diversas campanhas neste domingo (14) para que as pessoas se conscientizem sobre a importância do tratamento e prevenção do diabetes. Em São Paulo, por exemplo, o Hospital Sírio Libanês vai promover medição do índice de glicose no sangue do público em geral, e dos participantes da 3ª etapa do Circuito Athenas, que acontece também neste domingo.  

   Além disso, a data possui em sua homenagem um site, que pode ser acessado através do endereço www.diamundialdodiabetes.org.br, onde são registradas as informações sobre os sintomas, cuidados e a programação em todo o país e no mundo para a comemoração do dia.

O diabetes

 
            O diabetes atinge mais de dez milhões de brasileiros, de acordo com dados do Ministério da Saúde. A doença pode ser controlada, mas se não for tratada corretamente, pode causar graves transtornos à saúde e até causar a morte.

            Em geral os sintomas físicos mais comuns da doença são fome excessiva associada à perda de peso, muita sede, vontade constante de urinar, dores nas pernas e má circulação.

            Perda de visão, problemas nos rins, alterações motoras, dores e formigamentos de membros inferiores, impotência sexual, infarto do miocárdio, infecções, sangramentos e amputação de membros inferiores. Esses são alguns dos problemas que a doença pode provocar, quando não é tratada.

            Para evitar a diabetes, é preciso fazer os exames que detectam a doença e investir em alimentação balanceada, ou seja, com pouca gordura e açúcar, e prática de atividade física. Quem é portador da doença também deve investir nesta combinação, que ajuda a diminuir os efeitos e pode até normalizar a glicose no sangue, no caso do diabetes tipo 2.



         

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546