O primeiro curso do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-SP) realizado em parceria com o Sindicato Rural de Ibitinga e Tabatinga (SRI) em 2012, “Acionamento de motores elétricos”, aconteceu entre os dias 14 e 19 de fevereiro e foi considerado um sucesso pelos participantes.
“O curso atingiu seu objetivo que é dar capacitação a produtores e trabalhadores rurais na área de acionamento de motores elétricos. Os alunos aprenderam sem nenhuma dificuldade. As aulas práticas foram realizadas no sindicato e o que facilitou para realização dessas atividades foi que o prédio possui rede trifásica. No geral, tivemos um bom aproveitamento neste e no curso anterior”, enfatizou o instrutor do Senar-SP e engenheiro eletricista, João Manoel dos Santos Reis.
Ter concluído o curso “Eletricista Baixa Tensão”, realizado ano passado, era pré-requisito para participação neste treinamento que ofereceu aperfeiçoamento para se efetuar serviços de acionamento de motores elétricos em baixa tensão nas construções rurais.
A procura pelo curso por profissionais de diferentes áreas e, muitos, já atuantes no meio, foi recorrente neste primeiro curso da parceria SRI e Senar-SP em 2012, que oferecerá outras 27 oportunidades de aperfeiçoamento em diferentes áreas.
No próximo dia 29 de fevereiro haverá uma palestra explicativa sobre o desenvolvimento do programa Turismo Rural na sede do SRI, em Ibitinga, às 18 horas e o instrutor Luiz Carlos Mapelli da Silva, estará no sindicato das 13h às 17h horas atendendo os interessados em fazer o curso que acontecerá de março a novembro, com 24 horas/aulas semanais.
Acompanhe as fotos e depoimentos.
“O curso teve uma excelente didática, o que auxiliou muito na assimilação do conhecimento. As aulas práticas foram compostas de exercícios que facilitaram a absorção do conteúdo e desafiaram o conhecimento frente a situações inusitadas”
Heryka Hellen Bonan, vendedora
“O curso supriu minha expectativa, foi bem elaborado e transmitido da melhor forma possível pelo instrutor, mesmo com uma pouca carga horária. Durante a aula pratica, simulamos uma situação real, o que facilitou a aprendizagem. Mesmo já sendo um eletricista com este curso aumentei meus conhecimentos na área e vou utilizar o que aprendi em propriedades rurais”
Décio Neves Junior, eletricista
“Achei o curso excelente. Queria ter feito antes, mas não tinha oportunidade por ser fora de Ibitinga, foi uma ótima idéia trazê-lo para o nosso município. A aula pratica serviu para eu aprender por completo o que foi passado na parte teórica, pois somente com as peças na mão é que temos certeza do que aprendemos. Graças a esta oportunidade do sindicato e SENAR me tornei um eletricista de confiança na cidade”
Anderson de Souza, eletricista
“O curso foi exatamente o que esperava. O instrutor extremamente competente e os alunos unidos a um único propósito, aprender. O material de apoio (apostila) tinha uma linguagem fácil de entender e durante as aulas práticas esse fator conta bastante. Por eu ser pedreiro acredito que colocarei em pratica tudo o que aprendi diariamente”
Cedemil Honório de Freitas, pedreiro
“Eu estava precisando deste curso para complementar o que já sei e praticar em minha profissão. Acho importantes as aulas práticas, pois são onde realmente aprendemos. Antes meu serviço era restrito a instalação de lâmpadas e, com este curso, ampliei meus conhecimentos e área de atuação”
Adriano Robson da Silva, pedrero
“Aprendi muitas coisas durante o curso que irei colocar em pratica no meu dia-a-dia. Nas aulas praticas tive um aprendizado concreto de tudo o que foi passado na teoria, como, conectar fios, deixar sobras certas, etc.”
Agnaldo Cruz, motorista
“Por eu ser eletricista somente de baixa tensão não tinha conhecimento de motores elétricos, então, o curso foi proveitoso. Aprendi muitas instalações que nunca tinha executado e espero aprimorar cada vez mais meu conhecimento. O painel montado durante as aulas praticas me fez aprender muito mais do que eu esperava”.
Vicente Eduardo Pacheco, eletricista de baixa tensão – residência
“Para o trabalhador rural este curso foi muito importante, pois aprendemos exatamente o necessário para o nosso trabalho no campo. Colocarei em pratica assim que puder. As aulas práticas são necessárias para fixar nosso conhecimento”
Marcio Aparecido da Silva, trabalhador rural