Sentir dores latejantes para andar ou simplesmente permanecer sentado pode ser problema no nervo ciático. O maior nervo do corpo humano começa nos últimos espaços entre as vértebras da coluna lombar e se ramifica até os membros inferiores, passando pela bacia. E esse é o caminho por onde a dor se irradia. Em geral, o desconforto é tanto que alguns movimentos, como levantar, por exemplo, ficam travados. Caminhar também fica complicado já que fica difícil jogar o peso das pernas sobre os pés durante uma crise.
Os especialistas afirmam que a dor é resultado da compressão do nervo, como no caso de hérnias de disco ou por ficar com a postura errada. Por isso, a dor no ciático piora ou melhora com alguns movimentos e ou posições, diferente da cólica renal que é constante e não melhora nas mudanças de posições.
Não há uma causa específica para as dores no nervo ciático. Ela pode ser resultado da obesidade, do sedentarismo, da má postura, de desvios posturais e até de uma artrose degenerativa.
Tratamentos
Quando as hérnias de disco são de grande volume e apertam o nervo, o método mais recomendado é a cirurgia. Porém nos casos de obesidade mórbida, pessoas com problemas de coagulação ou quando há contra-indicação clínica, do ponto de vista cardiológico, o tratamento não-cirúrgico é o mais indicado.
Para quem não precisa e nem quer encarar o bisturi, os alongamentos são os mais eficientes. Mas os exercícios devem ser acompanhados por profissionais fisioterapeutas e direcionados para resolver esse problema. Os resultados aparecem cerca de um mês após o início do tratamento. Já o tratamento cirúrgico apresenta um resultado mais rápido, porque ocorre a descompressão total da hérnia discal.
Previna-se da dor
Evitar cadeiras que permitam movimentos exagerados, como aquelas que arcam demais para trás. A cadeira ideal não precisa ser a mais desconfortável da loja, mas tem assento firme e o encosto reto. Na hora de dormir, opte por ficar de barriga para cima. Separe também um apoio, como uma almofada, para ser colocado atrás dos joelhos e não forçar o nervo.