Presidente Alves – A cidade irá sediar o II Epajuma (Encontro Paulista da Juventude sobre o Meio Ambiente) entre 27 de abril e 1 de maio deste ano. O encontro pretende reunir entre 300 e 500 jovens de todo o Estado de São Paulo em Presidente Alves (56 quilômetros de Bauru). Evento precede a reunião da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o Meio Ambiente que ocorrerá no Rio de Janeiro – o Rio + 20, que reunirá lideranças políticas de mais de 190 países após 20 anos do Eco 92.
De Presidente Alves sairão as sugestões para o desenvolvimento sustentável de todo o planeta, temas discutidos em junho no Rio + 20, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura. Equipe da Rede da Juventude para o Meio Ambiente (Rejuma) esteve em Presidente Alves nos dias 10 e 11 de fevereiro para organizar as comissões municipais que participarão do evento. Próxima reunião está agendada para o final de março. Serão três frentes de trabalho compostas por jovens da cidade: logística, comunicação e cultura. Essas comissões orientarão os participantes e visitantes durante o evento. Haverá palestras, trilhas ecológicas, fóruns, oficinas ecológicas e movimentação cultural com grupos de Presidente Alves, São Luiz do Guaricanga e região.
A Diretoria de Meio Ambiente da cidade, liderada pelo biólogo Fábio Sclauzer, está à frente dos trabalhos. “A Prefeitura ficará responsável pela organização e logística de todo o evento, com a ajuda dos membros da Rejuma. Nossos jovens serão treinados até a data do evento. Quem quiser participar deve procurar a Prefeitura e fazer sua inscrição”, explica Fábio.
É a primeira vez que evento desse porte será sediado na cidade. Presidente Alves foi escolhida por sua localização geográfica e por trabalhos no setor de meio ambiente desenvolvidos nos últimos sete anos. “É comum que esses encontros sejam realizados em cidades próximas da capital, o que muitas vezes desestimula a participação dos jovens do Interior. Presidente Alves está no centro do Estado. Isso vai atrair uma quantidade maior de participantes e aumentar nossa representatividade durante o Rio + 20”, afirmou Christianne Godoi, integrande da Rejuma.