Consumidores brasileiros passam mais tempo online do que assistindo TV, segundo relatório da Forrester Research. Esta é uma das conclusões de um estudo realizado com 4.000 usuários urbanos no Brasil e no México para observar os hábitos online. A pesquisa confirma algumas tendências como a popularidade das redes sociais na região, com nove em cada dez pessoas sendo usuários regulares. O Facebook agora é a plataforma dominante em ambos os países, uma vez que ultrapassou o Orkut no Brasil, mas 63% dos entrevistados brasileiros afirmam ainda visitar a rede social do Google.
A penetração da Internet ainda é menor do que na Europa e América do Norte, mas está crescendo. Em 2016, a Forrester espera a presença on-line aumentar para 57% da população no Brasil e no México para 48% - contra 47% e 38% respectivamente.
Em média, os brasileiros passam 23,8 horas por semana usando a internet e 6,2 horas assistindo TV. Em termos de consumo de vídeo online, brasileiros e mexicanos também foram muito semelhantes, com 86% e 83% respectivamente, afirmando assistir vídeos online em sites como o YouTube. Ambos os grupos também mostraram uma inclinação para serem criadores de conteúdo – 28% dos mexicanos entrevistados relataram regularmente fazer upload de vídeos que eles criam para um site público, em comparação com 16% dos brasileiros.
Segundo o estudo da Forrester, apenas 40% dos brasileiros pesquisados ??está acessando a web móvel, em comparação com 55% dos mexicanos. Uma visão mais profunda dos dados revela uma grande diferença: 41% dos mexicanos entrevistados estavam acessando a web móvel diariamente e gastando 4,5 horas lá todas as semanas, comparado com 24% do grupo brasileiro, que registrou apenas 2,2horas a cada semana .