Ibitinga, Segunda, 25 de Novembro de 2024
Cresce número de interessados em cursos técnicos oferecidos pelo SRI e Senar-SP
Em março, mais de trinta pessoas participaram dos cursos Hidráulica I, em Ibitinga, e Fruticultura, em Tabatinga

 

Com o objetivo de ensinar como instalar rede de água em residências e propriedades rurais, o Sindicato Rural de Ibitinga e Tabatinga (SRI), em parceria com o Senar-SP, realizou nos dias 10, 11, 17 e 18 deste mês, em Ibitinga, o curso Hidráulica I que contou com a participação de 15 alunos.

 

“Tanto as aulas teóricas quanto as aulas práticas mostraram simulações que um profissional nesta área encontra diariamente. Usarei os conhecimentos obtidos em casa e, futuramente, comercialmente”, conta a vendedora Herika Hellen Bonan.

 

O técnico de dados Oseias Rocha disse que a apostila do curso é fácil de entender e que, assim que possível, vai colocar tudo o que aprendeu em prática. “Aproveitei muito este curso. A teoria foi bem explicada pelo professor e ficou fácil o manuseio nas aulas praticas”, concluiu a funcionária pública Rita Josefa de Lima.

 

Em Tabatinga, a parceria SRI e Senar-SP, proporcionou nos dias 09 e 11,  a realização do Curso de Fruticultura Básica (instalação da lavoura). Foi o primeiro curso de 2012 realizado na extensão de base do sindicato em Tabatinga e cerca de 18 alunos participaram.

 

Segundo o instrutor, o engenheiro agrônomo Ricardo de Angelis Marinheiro, a única dificuldade neste tipo de curso é a climática que, muitas vezes, impede os alunos de colocarem em prática o que aprendem durante as aulas

 

Participaram do curso aposentados, estudantes, agricultores e outros trabalhadores. A grande vantagem do aprendizado, segundo os participantes, está na possibilidade de aprender a cultivar de forma correta e, assim, conseguir um melhor aproveitamento da produção. Além disso, quem nunca teve contato com nenhuma cultura pode aprender com facilidade através das aulas praticas.

 

A dona de casa Marlene Alves de Souza, garantiu que o curso Fruticultura Básica superou suas expectativas. “Principalmente a parte de terreno, achei muito interessantes as explicações acerca da observação do nível, de esquadrinhar, etc”.

Mesmo para agricultores experientes como Adail Ferreira Gomes e Ivete Ap. da Silva Ferreira, a participação representa aprendizagem. “Achei uma ótima oportunidade este curso para nós, pequenos agricultores, que estamos sofrendo com a queda da citricultura. Agora tenho uma outra opção para produzir. Nas aulas praticas tive muita facilidade, pois já sou produtor há algum tempo. Para produzir frutas tem que se fazer uma avaliação, pesquisa de mercado, mas pretendo plantar algumas variedades sim”, afirmou Gomes. “O professor ensinou tudo sobre o plantio, o que o mercado pede e do giro para o pequeno produtor e aprendi muito sobre os adubos necessários para que, no final, a fruta tenha qualidade, salientou Ivete.

 

Na opinião do aposentado, Nelson Shizuo Yoshida, aprender sobre as frutas pode representar renda para as famílias. “O curso trouxe ampla visão e conhecimento sobre muitas plantas frutíferas que podem trazer um pouco mais de ganhos para as famílias. Durante as aulas práticas, aprendi muito sobre a maneira planejada de plantar as frutas”, ressaltou.

 

Esse é, na visão do instrutor Marinheiro, o maior ganho para quem faz os cursos do Senar-SP em parceria com o SRI, o conhecimento adquirido.“Somente teremos uma boa agricultura, farta e sustentável, através do conhecimento”.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546