Acontece no próximo dia 03/12, a formatura do Programa Jovem Aprendiz Rural – 2010, que é realizado pelo SENAR/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com o Sindicato Rural de Ibitinga e apoio da Prefeitura Municipal (Secretaria de Desenvolvimento Social e CRAS).
A solenidade acontece no teatro “Maria José Maroti” – ASSARI, a partir das 19 horas. Durante o evento, os 28 alunos do programa JAP vão receber os certificados de conclusão do curso, além de apresentarem os resultados obtidos nas aulas.
O Programa Jovem Aprendiz é desenvolvido pelo convênio SENAR/SRI e durante 08 meses, um instrutor pedagógico (o assistente social Welberth Drumond) e um instrutor técnico (o engenheiro agrônomo José Cláudio Jorge) ministraram aulas teóricas e práticas sobre projeto de vida, projeto profissional, projeto de ação comunitária, oficina de marketing e comercialização, definição da área de plantio e culturas, preparação do solo, identificação e combate a pragas e doenças, forma correta de cultivar determinadas culturas, armazenamento, e comercialização da produção.
O objetivo do curso é proporcionar aos jovens do meio rural conhecimento e qualificação de aprendizagem profissional rural, com o intuito de suprir problemas rurais tais como: ausência de conhecimento das famílias rurais para corrigir ineficiências na execução das atividades rurais; necessidade de melhorar o desempenho no trabalho e incrementar a sua produtividade; falta de oportunidades para jovens no meio rural; ausência de qualificação profissional no meio rural e necessidade de valorização do público jovem.
Com base nestas deficiências enfrentadas atualmente os jovens durante a programação do Jovem Aprendiz Rural passam a ter conhecimento das mais modernas técnicas que podem ser incorporadas nas atividades do meio rural, por estarem munidos de modernos instrumentos, tanto em nível teórico como prático, necessários para o desenvolvimento socioeconômico e cultural do campo.