O Sindicato Rural de Ibitinga em parceria com SENAR/SP está promovendo em 2010, o curso de Turismo Rural “Agregando Valor a Propriedade”. O programa começou em fevereiro e termina em novembro, com um festival gastronômico que aconteceu no último sábado, dia 27.
O “Festival Cultural Gastronômico” é o fechamento do módulo IX (Turismo Rural – Resgate Gastronômico), onde os alunos colocam em prática a preparação de pratos típicos resgatados da localidade com a utilização de equipamentos e técnicas apropriadas.
Para preparar este festival, que tem como título “Nossos Rios” onde serão feitos diversos pratos utilizando peixes como matéria-prima, os alunos fizeram um curso extra do SENAR de “Processamento Artesanal de Carnes de Peixe”, em que puderam aprender mais de 20 pratos típicos preparados com espécies variadas de peixes.
O principal objetivo do Festival é valorizar a identidade cultural do município, resgatar tradições locais e demonstrar para convidados e público em geral as principais técnicas de recepção e desenvolvimento de Turismo Rural aplicadas durante todo o programa.
Para promover este evento, os alunos aprenderam como valorizar a gastronomia local, preparar comidas típicas com arte e sabor e como elaborar e realizar um festival cultural gastronômico desde como planejar até sua realização final.
O curso de Turismo Rural na cidade de Ibitinga é ministrado por dois instrutores: Marilia de Castro Abarca e Luiz Carlos Mapelli da Silva. Este ano devem se formar cerca de 23 alunos. Durante toda programação os alunos aprendem sobre inúmeros assuntos que valorizam o modo simples de viver integrado à natureza.
O objetivo é passar aos alunos conceitos sobre as tendências do turismo mundial e conhecimento sobre como analisar as potencialidades regionais e locais.