Ibitinga, Segunda, 25 de Novembro de 2024
Orquídeas: uma paixão
Associação araraquarense reúne 35 orquidófilos com um gosto em comum: o hobby de cultivar a mais bela de todas as flores

As flores entraram na vida do médico José Américo Sarto­ri há cerca de 15 anos, quan­do recebeu algumas plantas como presente pelo nasci­mento do seu filho. Agradeci­do pelas homenagens, Sartori decidiu cultivá-las e, pouco a pouco, tornou-se mais um ad­mirador de uma das espécies mais cultuadas da natureza: as orquídeas.

Cuidando diariamente das plantas, o médico fez de sua admiração um hobby. “Eu sempre gostei de plantas, mas as orquídeas são especiais. Hoje coleciono 600 plantas de 100 espécies diferentes e cuido pessoalmente de cada uma delas”, afirma.

Quando começou a buscar informações, o médico conhe­ceu pessoas que, tal como ele, também mantinham o hábito de cultivar orquídeas. Foi en­tão que, em 2005, participou da fundação da Associação Orquidófila de Araraquara, que hoje reúne 35 membros. O grupo se encontra mensal­mente, sempre na segunda terça-feira de cada mês, na Biblioteca Municipal.

Os encontros reúnem produtores e colecionadores para troca de informações e orientações sobre a forma adequada de cultivar orquíde­as. “Há palestras sobre méto­dos de adubação, doenças mais comuns e orientações em geral. Ao contrário do que muitos pensam, as orquídeas são fáceis de serem cuida­das: elas gostam de ambien­tes úmidos e não precisam de muita água”, explica.

As reuniões da Associação dos Orquidófilos de Araraquara são abertas ao público. “Qual­quer pessoa pode participar e, inclusive, levar sua planta”, es­clarece Sartori. Segundo ele, o grupo é formado por pessoas de diferentes profissões que dividem algo em comum: a paixão pelas orquídeas.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546