Ibitinga, Segunda, 25 de Novembro de 2024
Comida Saudável mantém a saúde em dia

Cada vez mais as pessoas estão preocupando-se com a alimentação, pois cada vez mais descobrimos doenças relacionadas a má alimentação, além, obviamente, da obesidade, que é um problema ‘eterno’ e difícil de solucionar.

Eu sempre me interessei por coisas saudáveis, com menos conservantes, menos industrializadas e acho que seria uma boa maneira de prevenir alguns males e, ao mesmo tempo, ajudar na estética.

Alimentos integrais são aqueles que não tiveram sua estrutura modificada no processo de industrialização e mantiveram as vitaminas, minerais e fibras. 
Em uma dieta de baixa caloria, é indispensável colocar esses alimentos na nossa lista de preferências alimentares.

Ao comer um alimento rico em fibra, sentimos que esse alimento sacia a fome por mais tempo. Não é tão fácil para o nosso organismo digerir as fibras, o que é ótimo e nos ajuda a demorar mais para sentir fome.

Outra vantagem é que o açúcar do alimento é liberado aos poucos na corrente sanguínea, ótimo para prevenir diabetes e para reduzir o colesterol. Os alimentos integrais aceleram o nosso metabolismo (energia que gastamos para viver sem contar nenhuma atividade diária como andar, comer, trabalhar, etc). Com isso, o corpo gasta mais energia, o que ajuda no emagrecimento.

Existem diversas opções de alimentos integrais nos supermercados como pães, massas, cereais, aveia, granola, farinha, biscoitos, cookies, etc. Devem ser consumidos na quantidade adequada. Não podemos esquecer que esses alimentos são carboidratos, que em excesso viram gordura no nosso corpo.

Grupo de alimentos integrais 

Tente incluir pelo menos um dos itens em sua alimentação diária.
• Arroz integral: apresenta grande quantidade de fibras. Rico também em vitaminas A, B, B2, B5 e B6 e em cálcio, fósforo e ferro.
• Açúcar mascavo: enquanto o açúcar branco contém apenas carboidratos, o mascavo apresenta ferro, potássio e vitaminas que são excluídas no processo de refinamento. Não deve ser usado por diabéticos.
• Farinha de trigo integral: tem valor calórico semelhante ao da farinha branca e apresenta mais vitaminas, proteínas e fibras.
• Centeio (grãos, farinha, flocos): utilizado na confecção de pães, é um ótimo alimento, pois é rico em cálcio, ferro, magnésio e fósforo.
• Cevada em grão (cevadinha): cereal leve usado na preparação de pães e sopas. É rico em cálcio, potássio, fósforo, silício, vitaminas do complexo B e betacaroteno.
• Trigo em grão: rico em ácido glutâmico, um tipo de aminoácido. É muito utilizado na culinária árabe, como no quibe cru. Possui vitaminas A, B, C, E e PP, além de cálcio, fósforo, magnésio, potássio e zinco.
• Quinua: é possível encontrar os seguintes nutrientes: aminoácidos, vitaminas (A, B, C e E), proteínas e ômega 3. 

Fonte: Tribuna Impressa

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546