O Brasil será representado no festival de Cannes, pelo diretor Walter Salles, que estreia "On the Road", adaptado no clássico de Jack Kerouac ("Na Estrada"). A informação foi confirmada nesta com a apresentação da programação, nesta quinta-feira (19), em Paris.
"On the road" conta a história a história de um aspirante a escritor que atravessa os Estados Unidos pedindo carona, uma versão fictícia de Jack Kerouac. O filme, um clássico da geração beat, influenciou gerações de jovens desde 1958 e mostra as viagens em busca de autoconhecimento e experiência. No elenco Kristen Stewart, Viggo Mortensen, Alice Braga e Elisabeth Moss, entre outros.
Hollywoodianos
Brad Pitt e Nicole Kidman devem estar entre os famosos que pisarão neste ano no tapete vermelho do festival francês. Os organizadores esperam que a mistura de astros hollywoodianos com filmes autorais do mundo todo ajude o maior festival mundial de cinema a se recuperar da polêmica do ano passado, quando o cineasta dinamarquês Lars von Trier foi expulso por fazer piadas nazistas durante uma entrevista coletiva.
"Killing Them Softly", novo filme de Pitt, com direção do neozelandês Andrew Dominik, é o principal destaque na competição oficial desta edição do evento, que vai de 16 a 27 de maio.
"Cosmópolis", do canadense David Cronenberg, também está na competição oficial, e seu filho Brandon participa da seção "Um Certo Olhar" com seu filme de estreia, "Antiviral".
Vários ex-ganhadores da cobiçada Palma de Ouro voltam à disputa neste ano, caso do austríaco Michael Haneke ("Amour"), do britânico Ken Loach ("The Angel's Share") e do romeno Cristian Mungiu ("Beyond the Hills"). O veterano diretor francês Alain Resnais, de 89 anos, está na programação principal com "Vous N'Avez Encore Rien Vu".
De Hollywood, fora da competição oficial, vêm "Madagascar 3: Os Procurados", com sua fauna em 3D, e "Hemingway & Gellhorn", de Philip Kaufman, com Nicole Kidman.
Como já havia sido anunciado, o festival será aberto por "Moonrise Kingdom", drama sessentista de Wes Anderson, com Bruce Willis e Bill Murray. O encerramento ficará por conta de "Therese Desqueyroux", de Claude Miller, que morreu pouco depois de concluir o filme.
O júri será presidido pelo ator e diretor italiano Nanni Moretti, ganhador da Palma de Ouro em 2001 por "O Quarto do Filho".
Jc NEt