"House era o rei das séries de televisão", diz Hugh Laurie ao apresentar o último episódio do seriado que retratou durante quase oito anos a vida do médico brilhante e misantropo interpretado pelo ator.
Fazendo troça com a modéstia que consagrou seu personagem mais famoso, Laurie abre o documentário exibido antes de "Todo Mundo Morre", desfecho da série que a Fox apresentou na noite desta segunda-feira (21) nos Estados Unidos.
Laurie apresenta os produtores, maquiadores e entrevista os companheiros de elenco.
Também revela bastidores da criação do personagem: inicialmente, os produtores queriam que House usasse cadeira de rodas. Depois, imaginaram o médico com uma cicatriz no rosto. A ideia da bengala, que acabou sendo escolhida, foi a terceira cogitada pela equipe.
"Todo Mundo Morre" é coalhado de participações especiais e de referências às temporadas anteriores.
O título retoma o nome do primeiro episódio do programa, exibido em 2004 --"Todo Mundo Mente".
Como já aconteceu em outras temporadas, personagens que deixaram a série ou fizeram participações voltam para provocar House ou fazer as vezes de voz interior. Respondem a uma pergunta: House deve morrer?
Lawrence Kutner (Kal Penn), o médico-aprendiz de House que se suicida na quinta temporada, é o primeiro a voltar para tentar solucionar o mistério. Em seguida, Amber Volakis, a ex-namorada do melhor amigo do protagonista que morreu no final da quarta temporada, volta a assombrar o doutor.
O episódio mistura as alucinações de House, prostrado no chão em um prédio prestes a pegar fogo, com cenas em que está no hospital tentando diagnosticar um paciente que usa heroína para esquecer a dor física e que não vê graça na vida. Enquanto ouve as confidências com inédito interesse, House remói o passado e tenta decidir sobre o próprio presente.
Kutner diz que House deve viver. "A morte não é interessante e você só existe em função do que é interessante." A doutora Cameron (Jennifer Morrison) prega o contrário. "Acho que você merece morrer. Não como uma punição, mas como um prêmio. Você sofreu muito. Você merece a chance de desistir."
Wilson (Robert Sean Leonard), melhor amigo do médico, luta contra o câncer, e é o personagem que determina o destino do doutor e o final agridoce.
A ausência de Lisa Cuddy (Lisa Edelstein), que interpretou a namorada de House, é a ausência mais sentida no epílogo da série. A atriz deixou a série no ano passado, em meio a desentendimentos.
O último episódio de House vai ao ar no dia 21 de junho no Brasil.
Folha