Ibitinga, Quinta, 18 de Abril de 2024
Hemocentro de Ribeirão vai mapear DNA humano
Novo laboratório da USP fará sequência do DNA e terá como foco tratamento do câncer e também terapias celulares

O Hemocentro de Ribeirão Preto inaugura nesta terça-feira (22) o Laboratório de Análise de Genoma, que conta com uma máquina HiScan capaz de sequenciar e processar o DNA humano, além do vegetal e animal.

O geneticista e coordenador do laboratório, Wilson Araújo da Silva Junior, afirma que no início as pesquisas devem ser voltadas para a área do câncer e pesquisas envolvendo terapias celulares, sendo as últimas o foco do Hemocentro.

Uma máquina semelhante já é usada na Unesp de Jaboticabal para sequenciamento do genoma de animais.

O Hemocentro investiu R$ 1 milhão na compra da máquina. Ao todo, a estrutura do laboratório, juntamente com os computadores capazes de processar grandes quantidades de dados, custaram cerca de R$ 2,5 milhões.

De acordo com o coordenador, esse equipamento é o primeiro do tipo no interior do estado de São Paulo. "Além da máquina que faz o sequenciamento, contamos com uma parceria da Fapesp [Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo] e um convênio com o Instituto de Informática e Biotecnologia de Natal", comenta.

Segundo ele, será possível gerar e processar dados de pesquisas tanto da USP de Ribeirão Preto, quanto outros centros acadêmicos.

"Estamos processando uma parte do genôma de uma instituição de Belém aqui", afirma Junior.

Em média, o tempo total de todo o processo vai durar um mês. "Isso vai ajudar na formação tanto de professores como de alunos, porque antes, quando mandávamos um genôma para ser sequenciado fora do país, eles nos mandavam os resultados, mas nem ficávamos sabendo como esse processo era feito", explica o geneticista.

Porém, na faculdade de Biologia da USP de Ribeirão Preto há grupos de trabalho com pesquisas do tipo em animais e vegetais que também passarão pela máquina de sequenciamento.

 

A Cidade

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546