Ibitinga, Sábado, 20 de Abril de 2024
Conheça 20 oportunidades de negócios sustentáveis que podem sair do papel agora
Durante a Rio+20, Sebrae vai mostrar oportunidades de negócios ecologicamente corretos

Tornar a empresa mais sustentável é um dos maiores desafios dos empresários do Brasil e do mundo. E, ao contrário do que se imagina, a tarefa pode ser menos complicada do que parece e é viável até mesmo para as pequenas e microempresas, como gráficas, pousadas e restaurantes, segundo mostra mapeamento feito pelo Sebrae que será divulgado em junho, no Rio + 20. O levantamento, que culminou na atualização da lista Ideias de Negócios, serviço da instituição que conta com um banco de informações sobre como montar um negócio específico, contém os 20 nichos mais prósperos para empreender sem agredir o meio ambiente.

"As práticas sustentáveis passam a ser um instrumento de competitividade e por isso é tão importante a empresa estar alinhada nesse movimento. Uma pequena empresa que passa a ter esse tipo de preocupação pode ampliar seu lucro, diminuir custos e se tornar mais competitiva no mercado", explica Enio Pinto, diretor nacional de Tecnologia e Inovação do Sebrae. 


Criado em 2007, o espaço Ideias de Negócios traz informações úteis a quem pensa em se dedicar ao empreendedorismo. Com foco no desenvolvimento de atividades sustentáveis, as 11 ideias que já estavam no catálogo foram atualizadas e mais nove foram criadas, dando origem a lista que será apresentada na conferência da ONU, no Rio de Janeiro, no próximo mês. Sugestões para lavanderia, pousada, indústria de reaproveitamento de resíduos, organizadora de eventos carbono neutro e carpintaria verde fazem parte da lista. 

"É um espaço onde quem tem vontade de abrir um negócio pode encontrar muitas informações sobre como começar no caminho sustentável. Quem já tem uma empresa e quer torná-la menos agressiva ao meio ambiente também pode se beneficiar com as informações e depois  receber orientação especializada de como migrar do tradicional para o ecologicamente correto", diz.

As ideias de negócios feitas pelo Sebrae resultam de pesquisas e trazem orientações sobre questões referentes a espaço físico adequado, número de funcionários, equipamentos, valor do investimento, entre outros detalhes. De acordo com Ênio Pinto, existem formas acessíveis e simples de remodelar um negócio já existente para essa nova realidade de mercado, onde os consumidores entendem as ações sustentáveis como um diferencial decisivo entre optar ou não por um produto ou serviço. 

"Uma pousada pode trocar as lâmpadas que consomem muita energia por as que utilizam menos;  instalar temporizador que aciona a luz somente quando necessário; mudar a sua matriz energética e captar energia por meio de painéis solares;  usar tanques para armazenar água da chuva para o aproveitamento em procedimentos que não exijam água potável. Para cada um dos negócios existem sugestões de como diminuir o impacto ambiental", diz o diretor de inovação e tecnologia da instituição. 

A lista elaborada ficará disponível apenas em formato digital, no site do Sebrae, para evitar consumo e desperdício de papel.

Confira as 20 Ideias de Negócios Sustentáveis elaborada pelo Sebrae:

1 - Lavanderia
2 - Pousada
3 -  Fábrica de Cerâmica
4 - Fábrica de Embalagens Ecológicas
5 - Fábrica de Aquecedor Solar
6 - Restaurante Natural
7 - Lava-Jato
8 - Produção de Biojóias
9 - Hotel Fazenda
10 -Reciclagem de lixo eletrônico
11- Gráfica 
12 - Fábrica de Cosméticos Ecológicos
13 - Indústria de Pavimento Ecológico
14 - Fábrica de Calçados Ecológicos
15 - Retífica Ecológica
16 - Indústria de Reaproveitamento de Resíduos
17 - Coleta e Reciclagem de Resíduos da Construção Civil 
18 - Carpintaria Verde
19 -  Fábrica de Conservas
20 - Organizadora de Eventos Carbono Neutro (que não consumam carbono)

 

Estadão

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546