Apreciadores do vinho devem concordar que bebê-lo é fácil, é só inclinar a taça e tomar. Degustar já é um desafio. É necessário um ambiente e apetrechos adequados, concentração, boa memória e imaginação. Aprender a reconhecer aromas, sabores e demais características e estilos de vinhos, além das variedades de uvas brancas e tintas, principais regiões produtoras e a linguagem do mundo dos vinhos são o objetivo do curso Básico de Vinhos, oferecido pelo Senac Araraquara, a partir de 5 de junho.
Degustar adiciona uma dimensão extra à simples rotina de comer e beber. “A harmonização entre a bebida e a comida valoriza o prato e enriquece a alimentação”, explica Luiz Francisco Olivi, docente do curso.
A principal função do curso é ensinar a compreender e se identificar com o vinho, para que o apreciador saiba escolher o produto ideal para cada gosto. “Vinho é gosto pessoal. É muito importante que a pessoa se identifique e compre o tipo ideal para seu paladar. O objetivo é que ela se torne apta para aproveitar melhor o produto”, completa Olivi.
O vinho agrega. Compreender, com a experiência de degustar com outros degustadores, cria laços entre os apreciadores. As técnicas de degustação são simples e seguem uma série de etapas bem definidas. No começo, podem parecer pretensiosas, mas aos poucos se tornam automáticas.
Com carga horária de 15 horas, as aulas são às terças e quintas-feiras, no período da noite. O curso é destinado a todas as pessoas que apreciam e querem aprofundar seus conhecidos sobre essa nobre bebida.
Serviço
Curso: Básico de Vinhos
Data: de 5 a 26 de junho de 2012
Horário: às terças e quintas-feiras, das 19 às 22 horas
Local: Senac Araraquara
Endereço: Rua João Gurgel, nº 1.930
Informações: (16) 3114-3000